Programa Qualifica abre 180 vagas para cursos e oficinas
01/08/2016
Programa Qualifica
O Programa está com inscrições para Informática Básica, Excel, Casamento: Planejamento e Celebração. Há vagas também para artesanato Foto: Alessandra Jorge / PMSJC

Secretaria de Governança

O Programa Qualifica da Prefeitura de São José dos Campos está com inscrições abertas para os cursos Informática Básica, Excel, Casamento: Planejamento e Celebração. Há vagas também para oficinas de artesanato (Porta celular, Porta Cartão ou moedas e Pano de prato com apliques). São 180 vagas, 30 para cada atividade.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 14 pelo site do programa e pela Central 156 da Prefeitura. A inscrição não garante a vaga. A seleção dos candidatos vai priorizar pessoas desempregadas e com maior grau de necessidade econômica, apurada com base nas informações fornecidas no ato da inscrição.

Para os cursos, é exigido que o candidato tenha no mínimo 18 anos de idade, ser morador de São José dos Campos e ter ensino fundamental completo. Os três cursos oferecidos tem duração de 80 horas. Para o curso de excel, é necessário ter conhecimento prévio em informática. Os candidatos passarão por uma prova.

As aulas para Informática Básica serão realizadas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h30. Já para Excel, serão as terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30. E para Casamento: Planejamento e Celebração ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

Os interessados em participar das oficinas de artesanato devem ter no mínimo 16 anos de idade e ser morador em São José dos Campos. Não há exigência de escolaridade. As aulas serão no período da tarde, das 14h às 17h.

Todas as oficinas ensinarão a trabalhar com feltro, aplicação e pontos de bordado. A primeira “Porta celular”, será no dia 16. As aulas de “Porta Cartão ou Moeda” ocorrerão no dia 19. Encerrando o ciclo, “Pano de Prato com apliques”, no dia 23.

Até este domingo (7) estão abertas as inscrições para 40 vagas no curso “Empregabilidade – Como estar preparado para as exigências do mercado de trabalho”. Com duração de 16 horas, divididas em quatro módulos, a formação dará orientações sobre como o profissional, em busca de uma vaga no mercado de trabalho, deve agir para destacar suas qualidades técnicas e seus valores pessoais.

Qualifica São José

Em 2016, foram ofertados 41 cursos, com 1081 vagas. Também foram oferecidas 600 vagas em palestras sobre como elaborar um currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de emprego, além de dicas de como ser um profissional competente.

O programa também realizou oito treinamentos na área de hidráulica, com 770 vagas disponibilizadas e 17 oficinas de artesanato com 510 vagas. Mais informações sobre o programa estão disponíveis na internet, na Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175 – Centro) ou pelo telefone 3923-5770.