Estrutura da ciclovia do Urbanova será içada nesta segunda-feira
01/08/2016

A estrutura metálica da nova ciclovia que ligará as avenidas Lineu de Moura e Shishima Hifumi, no Urbanova, região oeste de São José dos Campos, será içada na tarde desta segunda-feira (1º). O trabalho consiste em uma megaoperação coordenada pela Secretaria de Obras que envolve o uso de dois guindastes para levantar a peça de 80 toneladas da passarela e coloca-la nas fundações ao lado da Ponte Flamínico Vaz de Lima, que faz a travessia sobre Rio Paraíba.

Os trabalhos vão começar a partir das 14h30 e a previsão é que o serviço seja executado em no máximo duas horas. Além dos guindastes, a operação contará com a participação técnica de cerca de 50 trabalhadores do canteiro de obras.

“Montamos a estrutura metálica em tempo recorde, em quatro dias ela ficou pronta para o içamento. Ficamos preocupados com os transtornos aos moradores durante essa fase da obra e procuramos antecipar ao máximo os trabalhos para liberar a via e tão logo entregar a nova passarela à população” explicou o Prefeito.

Após o içamento da treliça, será iniciada a obra de acesso à passarela, cobertura, instalação da rede elétrica, sistema de iluminação, pintura e sinalização viária.

A futura travessia vai garantir maior segurança às pessoas que transitam pelo local. Ela terá duas faixas para ciclistas, uma para cada sentido, e uma terceira faixa exclusivamente para pedestres. A fixação da estrutura foi realizada diretamente no solo, com um espaço reservado para a manutenção do duto de água que já está instalado perto da ponte.

A Prefeitura está investindo R$ 2.687.057,82 no projeto. A previsão é que a obra seja concluída até o final desse ano.

Trânsito

A megaoperação de içamento da estrutura metálica antecipa a liberação do trânsito na Avenida Lineu de Moura na altura da ponte, sentido centro-bairro, prevista para ocorrer somente na madrugada desta quarta-feira (3). Após a colocação da estrutura metálica, os agentes da Secretaria de Transportes vão desinterditar totalmente a via.

Durante a realização dos trabalhos, os veículos continuarão utilizando somente um dos lados da ponte, que comportará os dois sentidos de trânsito.