Após requalificação, Avenida Nove de Julho receberá novo asfalto
01/08/2016

A modernização e requalificação da Avenida Nove de Julho entra em uma nova etapa nesta semana, com as obras de recuperação do asfalto da via. No início de julho, as faixas da esquerda já haviam recebido novo asfalto e a partir desta terça-feira (2) começam os trabalhos para o recapeamento nas duas faixas da direita.

Para minimizar os impactos ao trânsito, as obras ocorrerão em meia pista das 8h30 às 16h e serão divididas em dois trechos. Na terça, começam os trabalhos da Avenida Heitor Villa Lobos à Avenida Prudente de Moraes e partir de quinta-feira (4) deve iniciar o trecho até a Rua Euclides Miragaia. A previsão é de que toda a via esteja com novo asfalto no sábado (6).

As obras de requalificação da Avenida Nove de Julho foram iniciadas em maio e fazem parte do projeto Novo Centro, de modernização e revitalização da área central. As intervenções têm o objetivo de garantir a criação de mais espaços de convivência e lazer no município, com melhoria na qualidade de vida dos moradores e fomento das atividades comerciais.

Em 1º de julho foi entregue a primeira fase do projeto com decks de madeira para observação do Banhado, academia ao ar livre e ciclovia na Avenida São José, além da reabertura do Cine Teatro Benedito Alves, calçadão na Travessa João Dias e ampliação de calçadas e paisagismo na Rua Rui Dória. O trabalho continua em andamento pela região central

Quem circula pela Nove de Julho já percebe a diferença na avenida, que conta agora com ciclovia, novas áreas de passeio e a realocação do canteiro central, preservando as árvores do local. A Avenida Madre Tereza está recebendo novo calçamento, com ampliação da área de passeio, e ciclovia. O corredor vai abrigar um posto da Guarda Civil Municipal.

Na Praça da Matriz, um importante eixo que conecta a Avenida São José, o Terminal Central, o Mercado Municipal e o Calçadão, está sendo reurbanizada com novo paisagismo. Os trabalhos começaram pela troca e nivelamento do piso e com a implantação de novos equipamentos como bancos, bicicletários e lixeiras. O chafariz da praça também será recuperado e ganhará nova iluminação.

O projeto Novo Centro foi desenvolvido, respeitando todas as diretrizes legais e alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana, que estimula o uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados. O investimento da Prefeitura é de R$ 8,6 milhões, uma economia de 11% em relação ao valor previsto no edital da obra.