Içamento da estrutura metálica da ciclovia do Urbanova é concluída
01/08/2016
Passarela
A peça, de aproximadamente 80 toneladas, foi içada por dois guindastes e encaixada nas fundações ao lado da ponte Foto: Claudio Capucho/PMSJC

Secretaria de Governança

Terminou com sucesso o trabalho de colocação da estrutura metálica da ciclovia do Urbanova realizado na tarde desta segunda-feira (1º). A peça, de aproximadamente 80 toneladas, foi içada por dois guindastes e encaixada nas fundações ao lado da ponte Flamínico Vaz de Lima, que faz a travessia sobre Rio Paraíba, ligando as avenidas Lineu de Moura e Shishima Hifumi, na zona oeste de São José. A execução do serviço levou cerca de duas horas.

Os guindastes foram posicionados nas cabeceiras da ponte. Cada veículo, com 25 metros de altura, segurou uma das extremidades da estrutura metálica da ciclovia e desceu a peça de 80 metros de comprimento até a base preparada no solo. Todo o trabalho foi acompanhado pelo prefeito, pelo secretário de Obras, e também por funcionários da empresa que está executando o projeto.

Agora, a obra segue para a etapa de construção dos acessos à nova passarela, cobertura da estrutura, instalação da rede elétrica, sistema de iluminação, pintura e sinalização viária. A Prefeitura está investindo R$ 2.687.057,82 na implantação da ciclovia. A previsão é que a obra seja concluída até o final deste ano.

“Nós ficamos preocupados com a situação do trânsito na região e procuramos otimizar os trabalhos para liberarmos a fluidez normal do tráfego, sem colocar em risco motoristas, ciclistas, pedestres e os trabalhadores. Agora, nossa prioridade é entregar o mais rápido possível essa nova ciclovia à população”, disse o prefeito.

O trânsito no local, parcialmente interditado desde o dia 28 de julho na altura da ponte sentido centro-bairro, será totalmente liberado até o final do dia - a previsão inicial era normalizar a situação viária somente nesta terça-feira (2).

Melhoria

A futura travessia vai garantir maior segurança às pessoas que transitam pelo local. Ela terá duas faixas para ciclistas, uma para cada sentido, e uma terceira faixa exclusivamente para pedestres. A fixação da estrutura foi realizada diretamente no solo, com um espaço reservado para a manutenção do duto de água que já está instalado perto da ponte.

O ajudante de obras, Carlos Alberto de Oliveira, de 51 anos, pedala diariamente do bairro Santana até o Urbanova, onde trabalha. Ele acompanha todo o trabalho de construção da travessia e está ansioso para ver a obra concluída.

“Foram anos disputando espaço com os carros, correndo o risco de ser atropelado. Eu sempre uso bicicleta para trabalhar e nunca tive tanta segurança para andar como passei a ater agora”, afirmou Oliveira.