Escola Interativa é finalista em prêmio de qualidade na Educação
02/08/2016
Escola Interativa
O Programa é finalista do prêmio ARede Educa, iniciativa que visa reconhecer projetos em que as TICs apoiem processos de aprendizagem Foto: Claudio Capucho/PMSJC

O Programa Escola Interativa, implantado pela Prefeitura em 100% da Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos, é finalista do prêmio ARede Educa 2016, iniciativa que visa reconhecer, divulgar e estimular projetos em que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) apoiem processos de aprendizagem, formais e informais.

O prêmio é promovido pela Bit Social, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), em torno da qual se reúnem jornalistas, ativistas, intelectuais e representantes de movimentos sociais. Neste ano, mais de 220 projetos foram inscritos por educadores, estudantes, gestores, pesquisadores e empreendedores ligados à educação. Puderam se inscrever projetos e programas desenvolvidos por organizações da sociedade civil e instituições públicas.

A Escola Interativa foi selecionada na categoria Infraestrutura, que tem ainda como finalistas a Secretaria Municipal de Educação de Guarujá e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

O resultado final será divulgado em outubro. Serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria: setor público e sociedade civil. Os projetos vencedores receberão troféus e certificados em cerimônia a ser realizada no mês de novembro.

Para a coordenadora do Programa Escola Interativa, a indicação ao prêmio irá potencializar as parcerias com instituições privadas e públicas e fortalecer ainda mais o apoio e o acompanhamento à cada docente da Rede Municipal.

“Tornar a Rede Municipal interativa é um passo importante para implantar a escola do século 21, em sintonia com o mundo imerso nas tecnologias digitais”, disse o secretário de Educação.

Programa

Menos de dois anos após a primeira escola municipal ser beneficiada, a Prefeitura concluiu em junho deste ano a instalação da Escola Interativa em 100% da Rede Municipal.

As 47 unidades de Ensino Fundamental e 72 de Educação Infantil são atendidas pelo programa que levou tecnologia e internet para dentro de 632 salas de aula e possibilitou a geração de um novo modelo de aprendizado e ensino na rede pública. São mais de 60 mil alunos beneficiados e quase 4 mil professores capacitados.

Com a implantação em andamento, a Prefeitura criou o Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) Professor Eduardo Augusto Fernandes, um centro de inteligência da Escola Interativa destinado a atividades de inclusão digital, educação tecnológica e criação de conteúdo educativo digital, inclusive aplicativos e jogos instalados nos tablets. Realiza também oficinas para educadores da rede, alunos e comunidade em geral.

Prêmio

Em sua nona edição, a premiação na qual o programa Escola Interativa concorre contempla as seguintes categorias: Mídias Sociais; Aplicativos; Games; Programação; Formação de Professores; Plataformas Educacionais; Infraestrutura; Gestão; e Educação a Distância (EAD).

Para participar, os projetos precisam estar em funcionamento há, no mínimo, seis meses. Entre os critérios de avaliação estão: inovação; conexão à internet; alinhamento às diretrizes internacionais de acessibilidade; metodologias para documentação e registro; medição de resultados e acompanhamento do projeto; incentivo à interatividade e o desenvolvimento cooperado; e congregue mecanismos de representação comunitária.