Educação de trânsito de São José é selecionada para festival de filmes
02/08/2016
Educatrânsito
O roteiro e a direção foram realizados pelo Educatrânsito, que contou ainda com o apoio da divisão de Som e Vídeo da Prefeitura Foto: Antonio Basílio/PMSJC

O vídeo “Vida Nova”, produzido pelo setor de educação para o trânsito da Prefeitura de São José dos Campos, foi selecionado para participar do Mobfilm, festival brasileiro de filmes sobre mobilidade e segurança viária.

Em pouco mais de três minutos, vítimas de acidentes de trânsito, familiares e profissionais de saúde contam suas histórias, as situações em que se acidentaram, o processo, muitas vezes nada fácil, da reabilitação, as sequelas causadas e a adaptação necessária para a volta a rotina.

O roteiro e a direção foram realizados pelo próprio setor de educação de trânsito, o Educatrânsito, que contou ainda com o apoio da divisão de Som e Vídeo da Prefeitura para as gravações e edição do filme.

A produção de vídeos é uma das atividades adotadas para envolver e conscientizar diferentes públicos sobre a importância de se assumir atitudes simples nas ruas, mas que colaboram para um trânsito mais seguro para todos.

Os filmes produzidos pelo Educatrânsito já contaram com crianças nos papéis de agentes de trânsito para “chamar” a atenção e orientar os adultos, com os próprios funcionários da Secretaria de Transportes para destacar a importância da gentileza no trânsito, com estudantes de escolas de ensino fundamental e médio, com frequentadores de bares e restaurantes que apoiam e participam do programa Lei Seca, com atores para destacar a importância do respeito ao pedestre, além das campanhas #Seja Você a Mudança no Trânsito e Maio Amarelo.

“Estamos muito felizes com a seleção do nosso trabalho nesse festival. Os vídeos têm sido um recurso importante para transmitir ao grande público que visita as redes sociais, que participa de eventos ou palestras as mensagens e orientações para a adoção de uma postura mais humana no trânsito, além, é claro, de divulgar o que tem sido feito na nossa cidade para a segurança viária”, afirmou a coordenadora pedagógica do Educantrânsito.

Além dos vídeos, a equipe realiza ações em escolas, blitze educativas em ruas do município, palestras em empresas e associações, blitze da Lei Seca e de orientação em rodovias estaduais e federais e investe também em mídia alternativa em shoppings, veículos do transporte público da cidade e na interação nas redes sociais. Sempre com o objetivo de promover mudanças de comportamento na população para reduzir cada vez mais os acidentes de trânsito na cidade.

Mobfilm

O Mobfilm será realizado nos próximos dias 12, 13 e 14, no Centro Cultural São Paulo. No primeiro dia, haverá dois seminários internacionais sobre mobilidade e segurança viária, promovidos pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

As sessões de cinema, com filmes em diversos formatos e origens, selecionados pela curadoria do festival, ocuparão os dois dias restantes em sessões contínuas. Sábado (13), das 14 às 22h, e domingo (14), das 14 às 17h, na tela das salas Paulo Emílio e Lima Barreto. Na sequência, ocorrerá a festa de encerramento e premiação dos filmes vencedores.