Jovem Aprendiz realiza formatura de 145 alunos nesta quarta-feira
02/08/2016

Secretaria de Governança

O Programa Jovem Aprendiz, da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), realiza nesta quarta-feira (3), às 19h, a formatura de 145 alunos, que concluíram os cursos de aprendizagem profissional nível FIC (Formação Inicial e Continuada) nas áreas de Assistente Administrativo, Assistente de Logística de Transporte, Almoxarife, Panificação e Audiovisual. A cerimônia será na Câmara Municipal (Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33) - Vila Santa Luzia, região central da cidade.

O Programa Jovem Aprendiz é desenvolvido pela Fundhas em parceria com diversas empresas do município, e em consonância com o que preconiza as leis da aprendizagem profissional regidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A aprendizagem prática é realizada em ambiente proporcionado pelas empresas parceiras. A empresa conveniada que recebe o adolescente designa formalmente um monitor, responsável pela coordenação dos exercícios práticos e pelo acompanhamento das atividades do aprendiz no estabelecimento, buscando garantir sempre uma formação que possa de fato contribuir para seu desenvolvimento integral.

Os Jovens Aprendizes da Fundhas são registrados em carteira profissional, remunerados com salário mínimo hora e recebem uniforme, transporte, alimentação, além de direitos trabalhistas e previdenciários. Atualmente, são mais de 480 Aprendizes da Fundhas, em mais de 35 empresas parceiras no município de São José dos Campos.

Retorno e acolhimento

Nesta semana, as unidades da Fundhas realizam atividades de retorno e acolhimento das crianças e adolescentes para o segundo semestre. A programação foi desenvolvida para recepcionar os novos alunos, bem como os veteranos. O objetivo é promover a integração entre os atendidos e a equipe de profissionais da Instituição, favorecendo o vínculo com as crianças e adolescentes.

A Unidade Leste, que atende crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, recebe um grupo de 60 novos atendidos. Os educadores se apresentaram realizando dinâmicas de integração, de acordo com cada área dos cursos oferecidos.

Na Unidade Jardim Paulista, onde está a Fanfarra da Fundhas, foi realizada a montagem de um quebra-cabeça gigante com o objetivo de fazer com que os alunos se reconheçam como peças importantes para a construção de um todo. Durante a semana, as crianças e adolescentes participam também de atividades com o tema “Olimpíadas”.

Na Unidade Petrobrás, os educadores apresentam aos alunos trabalhos realizados no último semestre e abrem espaço para uma roda de conversa, planejando os novos desafios. Ao longo da semana serão realizadas aulas experimentais, gincanas e inscrições para oficinas de aprendizagem que ocorrem todas as sextas-feiras na Unidade.

A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 18 unidades distribuídas nas regiões da cidade.