Rancho do Tropeiro faz bailão para aniversário de Eugênio de Melo
04/08/2016
Rancho do Tropeiro
A Casa de Cultura terá entrada gratuita, a atividade abre a programação para comemorar os 82 anos de Eugênio de Melo Foto: Paulo Amaral/FCCR

Secretaria de Governança

A Casa de Cultura Rancho do Tropeiro (Rua Ambrósio Molina, 184 - Eugênio de Melo) realiza nesta sexta-feira (5), a partir das 19h, o tradicional Bailão de Aniversário do Distrito. Com entrada gratuita, a atividade abre a programação para comemorar os 82 anos de Eugênio de Melo. No repertório, estarão músicas tradicionais da cultura popular nacional.

A condução será de mestre Kardec Gonzaga, um dos vencedores do Prêmio Mestre Cultura Viva, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 2014. O sanfoneiro nasceu em uma família tradicional de músicos e foi o pai quem o ensinou a tocar acordeon. Ele já participou de festivais, programas de rádio e televisão e apresentações em shows, clubes e bailes e também atua em grupos de folia de reis. Kardec Gonzaga é professor de sanfona há mais de 30 anos.

A atividade é uma das mais de dez programadas pela Casa de Cultura Rancho do Tropeiro em comemoração ao aniversário de Eugênio de Melo. Também estão previstas a apresentação de Orquestra de Viola Caipira neste sábado (6) e de danças tradicionais como Moçambique e Divino em 19 de agosto.

No mesmo mês em que o distrito comemora seus 82 anos, a Casa de Cultura também festeja o aniversário de Ernesto Villela, patrono do local. Para esta celebração, estão programadas missa, homenagem das filhas e exposição de fotos de Villela.

O distrito de Eugênio de Melo surgiu no século XIX como “Vila de Nossa Senhora dos Cafezais”. Mais tarde, no ano de 1877, foi construída ali a Estação Ferroviária, que hoje é ponto turístico do distrito, que deixou de ser vila em 31 de Agosto de 1934, quando passou a ser Distrito Eugênio de Melo.

Programação de Aniversário

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro

Sexta-feira (5)
Baile com animação de Mestre Kardec e seus Aprendizes