Oficina de Hortas estimula pessoas em situação de rua
04/08/2016
Oficina de Hortas
O programa oferece noções básicas para cultivo de hortaliças e temperos em pequenos espaços, estimulando a alimentação saudável Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos promoveu nessa quarta-feira (3) uma oficina do Programa Hortas urbanas para um grupo de aproximadamente 30 pessoas em situação de rua, assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semea), a atividade foi realizada na Casa da Ilha, no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”.

O programa oferece noções básicas para cultivo de hortaliças, ervas e temperos em pequenos espaços, promovendo o resgate do contato com a terra e estimulando a alimentação saudável, livre de agrotóxicos.

O objetivo da ação foi promover a socialização e incentivar os participantes na construção de hortas comunitárias que poderão ser implantadas inicialmente nos abrigos públicos e também como uma forma de capacitação para contribuir com a geração de renda e subsistência destas pessoas.

Durante a oficina, os participantes receberam noções sobre os benefícios de cultivar hortas domésticas e de ser produzir o próprio alimento. Passando por cinco diferentes estações, receberam instruções práticas dos monitores sobre a preparação do solo, adubação, plantio das sementes, rega, controle de pragas, ferramentas necessárias e materiais que podem ser reaproveitados, como as garrafas pet e outras embalagens.

A atividade também apresentou o Programa Compostar o Plantar, que faz parte da política municipal de resíduos sólidos, orientando como adotar a compostagem de resíduos orgânicos para produção de adubo rico em nutrientes, que poderá servir na conservação das hortas.

Para a educadora ambiental Elisa Farinha, a receptividade do grupo foi muito positiva. “Fizemos uma atividade bem dinâmica com as estações e foi muito perceptível a atenção e interesse dos participantes, fazendo diversas perguntas. Sentimos que eles ficaram muito dispostos a colocar este conhecimento em prática e multiplicar em seus locais de convivência”, afirmou.