Pais conhecem o Programa Escola Interativa
04/08/2016
Sônia Maria
Menos de dois anos após a primeira escola municipal ser beneficiada, foi concluido este ano a instalação da Escola em 100% da Rede Foto: Claudio Capucho/PMSJC

Pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Sônia Maria Pereira da Silva, no bairro Novo Horizonte, região leste de São José dos Campos, participaram na tarde desta quinta-feira (4) de reuniões para avaliação do Programa Escola Interativa, implantado em 100% da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo, segundo a diretora, foi fazer uma avaliação dos resultados dos primeiros três meses de uso do programa, implantado na unidade no final de abril. Ela disse que, desde a implantação do programa, houve muito mais foco na aprendizagem por parte dos alunos. “Com essa ferramenta, atingimos o objetivo principal, que é usar tudo em prol do aluno. Isso os motiva cada vez mais”, afirmou a diretora.

Para a mãe Marcilene Rodrigues Viana, a Escola Interativa está ajudando o filho no aprendizado, principalmente de matemática. “Meu filho tem gostado muito da Escola Interativa, principalmente por causa da plataforma Khan. Ele adora matemática e chega em casa comentando sobre a aula, extremamente interessado”, disse.

O professor Eduardo Alves percebeu uma melhora muito grande na atenção dos estudantes durante as aulas. “Os alunos prestam mais atenção. Conseguimos trabalhar com eles com mais imagens, mais interatividade, eles gostam e participam mais das aulas”, disse.

Programa

Menos de dois anos após a primeira escola municipal ser beneficiada, a Prefeitura concluiu em junho deste ano a instalação da Escola Interativa em 100% da Rede Municipal.

São 47 unidades de Ensino Fundamental e 72 de Educação Infantil atendidas pelo programa que levou tecnologia e internet para dentro de 632 salas de aula e possibilitou a geração de um novo modelo de aprendizado e ensino na rede pública. São mais de 60 mil alunos beneficiados e quase 4 mil professores capacitados.

Com o programa, as salas de aula são equipadas com os seguintes recursos tecnológicos: servidor, notebook, tablets, projetor interativo integrado com os demais equipamentos e conteúdo virtual obtido por meio de acesso à internet (via wifi).

A Prefeitura criou ainda o Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) Professor Eduardo Augusto Fernandes, um centro de inteligência da Escola Interativa destinado a atividades de inclusão digital, educação tecnológica e criação de conteúdo educativo digital, inclusive aplicativos e jogos instalados nos tablets. Realiza também oficinas para educadores da rede, alunos e comunidade em geral.