Guarda Civil Municipal alerta sobre distração no uso de game no celular
05/08/2016

O recente lançamento de um game para smartphones no Brasil, o “Pokémon Go”, virou febre principalmente entre jovens e adolescentes. Mas, em todo país e também no exterior, a brincadeira já gerou roubos a celulares e acidentes por distração dos usuários, que saem pelas ruas à procura de personagens virtuais.

A Guarda Civil Municipal (GCM) teve conhecimento da marcação de encontros coletivos, pelas redes sociais, em parques públicos da cidade, para a ‘caçada’ a pokémons. A ideia dos organizadores é concentrar pessoas, a exemplo do que aconteceu no Central Park, em Nova Yorque, quando o jogo foi lançado nos Estados Unidos.

“Temos ciência de que algumas pessoas usam a geolocalização do jogo para aguardar por jogadores distraídos em áreas onde poderiam ser facilmente roubados”, disse o comandante da GCM, Alex Alexandre da Silva Santos, se referindo a roubo de celulares, carteiras e demais objetos pessoais.

Ao utilizar a realidade aumentada, o aplicativo “Pokémon Go” obriga jogadores a saírem de casa para capturar personagens, atingir certos objetivos e conseguir determinados itens. E pode ser difícil prestar atenção no que acontece ao seu redor enquanto se concentra na tela do aparelho.

Segundo o comandante, o assunto será abordado pela Guarda Civil Municipal no programa Escola Segura, durante as palestras e apresentações teatrais sobre segurança que realizam nas escolas da rede municipal de ensino. A proposta é apenas orientar os estudantes para que tenham atenção enquanto jogam.

“Em São José, ainda não temos registro de ocorrência relacionada ao jogo, mas é nosso dever realizar este trabalho preventivo de orientação para evitar que as pessoas tenham seus aparelhos roubados ou mesmo que se acidentem por motivo de distração”, afirmou o comandante da GCM, Alex Alexandre da Silva Santos.

É muito comum as pessoas se distraírem em jogos ou envio de mensagens no celular enquanto caminham pelas ruas. Esta prática torna as pessoas vulneráveis não só a roubos, mas também a acidentes, principalmente no trânsito. “Pode brincar, mas com segurança, pois as consequências podem ser sérias”, disse o comandante da Guarda.

Este mesmo tipo de alerta também é passado pelos guardas nas palestras sobre o uso correto de pipa, brincadeira comum no período das férias. A GCM entrega aos alunos um folder explicativo com orientações de segurança sobre soltar pipa sem risco.