Definidos os integrantes do Conselho Gestor para revisão do Plano Diretor
05/08/2016

Secretaria de Governança

Os integrantes do Conselho Gestor que vão atuar na revisão do Plano Diretor de São José dos Campos foram definidos em reunião realizada na noite desta quinta-feira (04), no Paço Municipal. Os membros foram indicados respeitando a proporcionalidade determinada em edital para cada segmento da sociedade. Agora, o grupo vai elaborar o decreto que regulamenta os trabalhos e definir o cronograma das próximas atividades.

O encontro que resultou na atual composição do Conselho Gestor reuniu 115 pessoas, todas representando um segmento da sociedade ou entidade civil. A reunião foi organizada pela Secretaria de Planejamento Urbano, responsável pela condução do processo de revisão do Plano Diretor e durou cerca de três horas.

“Nosso trabalho está sendo desenvolvido de forma democrática e transparente, buscando sempre o diálogo com a população. Nosso objetivo é formatar um texto moderno que, aliado a outras legislações, contribua para a melhoria na qualidade de vida da população e com o desenvolvimento sustentável de São José”, destacou o secretário de Planejamento Urbano.

O Conselho do Plano Diretor conta com nove representantes do poder público, seis de movimentos populares, dois trabalhadores indicados por entidades sindicais, dois representantes de movimento estudantil, dois empresários relacionados à produção e ao financiamento urbano, seis representantes de entidades de pesquisa e conselhos profissionais e outros dois ligados às organizações não governamentais.

Participação

Para a formatação do Plano Diretor, a Prefeitura considera fundamental oferecer espaços de participação para quem mais conhece São José dos Campos: seus moradores. Por isso, o munícipe tem à disposição o site www.planodiretor2016.sjc.sp.gov.br, onde é possível encaminhar sugestões e observações sobre a revisão da legislação municipal e acompanhar as atividades desenvolvidas pela Prefeitura.

O site é mais um canal criado para que a população aponte os problemas da cidade e contribua com ideias que viabilizem o desenvolvimento sustentável do município, com melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Plano Diretor

O Plano Diretor é uma lei municipal que organiza o crescimento e o funcionamento do município. O Plano vale para toda a cidade, ou seja, para as áreas urbanas e rurais e tem validade de dez anos. A atual legislação foi elaborada em 2006. Nessa última década, São José cresceu e se desenvolveu, passando a apresentar novas características e desafios.

A partir dessas mudanças, é preciso atualizar o diagnóstico existente para então fazer propostas que norteiem o crescimento da cidade. A revisão do Plano Diretor também é uma exigência do Estatuto da Cidade.