Prefeitura, bombeiros e polícia rodoviária se unem em ação volta às aulas
08/08/2016

Secretaria de Governança

O trabalho para a redução de acidentes de trânsito mobiliza diferentes atores do poder público. Na campanha Volta às Aulas, a Prefeitura de São José dos Campos convidou todos esses atores para somar forças e envolver o principal foco de todas as ações: o cidadão que se desloca pela cidade.

Nesta segunda-feira (8), às 12h, o “esquadrão” pela segurança viária, formado por agentes de educação para o trânsito, agentes de trânsito, policiais rodoviários, bombeiro e guardas civis, estará reunido pela primeira vez na saída da Escola Municipal Jacyra Vieira Baracho, Jardim Veneza, região sul da cidade.

A recepção no ambiente escolar é para mostrar que professores, estudantes e pais também podem fazer a diferença para a preservação de vidas. O convite faz parte do tema da campanha volta às aulas, que também é o tema proposto pelo Denatran para a Semana Nacional de Trânsito deste ano: “Eu Sou Mais Um por Um Trânsito Mais Seguro”.

#Eu sou mais 1 por um trânsito mais seguro

As ações do volta às aulas foram iniciadas já no dia 28 de julho, com a capacitação de educadores de instituições de ensino municipais, estaduais e particulares.

Em uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal foram realizadas palestras para esclarecer questões como o poder do exemplo, consequências dos acidentes de trânsito e cidadania, além de dúvidas sobre legislação e procedimentos de fiscalização. Os profissionais foram orientados ainda sobre a importância de inserir o tema trânsito durante as aulas.

Na segunda etapa, que está em andamento, esses conhecimentos adquiridos estão sendo trabalhados com os alunos, para que crianças e adolescentes aprendam a cuidar da própria segurança e adotem um comportamento seguro nas ruas, seja como pedestres, ciclistas ou ocupantes de veículo. A ação na porta das escolas faz parte da última etapa da campanha.