Especialistas em arquitetura visitam patrimônio do Parque da Cidade
08/08/2016

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Um grupo de especialistas em arquitetura visitou o Parque da Cidade de São José dos Campos e aprovou o trabalho de manutenção realizado na Casa Olivo Gomes. A comitiva foi formada pelos profissionais Guilherme Mazza Dourado, os italianos Franco Panzini e Maristella Cacioto, acompanhados de Malu Gomes, neta de Olivo Gomes.

Além da Casa Olivo Gomes, a visita foi para rever os jardins de Burle Marx. Eles incentivaram a recuperação dos jardins, muito distante do projeto original. Panzini disse que se trata de um dos mais importantes jardins do século XX em todo o mundo, acrescentando que sua interligação com a casa é fundamental. "O projeto da casa não existe sem o do jardim, o do jardim não existe sem o da casa."

Guilherme Mazza Dourado é arquiteto e historiador, especialista em Burle Marx. É autor dos livros Modernidade Verde: Jardins de Burle Marx e Belle Époque dos Jardins, ambos publicados pela Editora Senac. O primeiro livro resultou de sua tese de mestrado na USP, o segundo, de sua tese de doutorado na mesma universidade.

Franco Panzini é arquiteto e paisagista, autor, entre outros, do prestigioso “Projetar a Natureza — Arquitetura da paisagem e dos jardins” desde as origens até a época contemporânea, publicado no Brasil também pela Editora Senac.

Maristella Casciato, especialista na arquitetura europeia do século 20, é Curadora Sênior de Coleções de Arquitetura do prestigiado Instituto de Pesquisa Getty, em Los Angeles (EUA), um programa do J. Paul Getty Trust, a mais rica instituição de arte do mundo. Antes de assumir essa posição, Maristella Casciato foi diretora associada de pesquisa no Centro Canadense de Arquitetura, em Montreal.

Malu Gomes, que viveu quando jovem na Casa Olivo Gomes, é uma das proprietárias da Fazenda Vargem Grande, em Areias (SP), que também conta com um notável trabalho de paisagismo de Roberto Burle Marx.