Escola Jacyra Baracho assume compromisso por um trânsito mais seguro
08/08/2016
Equipe
A união de forças foi proposta em atividades que estão sendo realizadas e incorporadas as aulas e que foram reforçadas com a ação Foto: Reginaldo Castilho / PMSJC

Pais, alunos e professores da Escola Municipal Jacyra Vieira Baracho, no Jardim Veneza, região sul da cidade, se comprometeram nesta segunda-feira (8) a integrar um “esquadrão” pela segurança viária, que já conta com agentes de trânsito, guardas civis, policiais militares e rodoviários, bombeiros e agentes educadores de trânsito.

A união de forças foi proposta em atividades que estão sendo realizadas e incorporadas as aulas e que foram reforçadas com a ação: “Eu sou mais um por um trânsito mais seguro”. Pela manhã, os alunos foram orientados sobre os cuidados necessários para a redução de acidentes e estimulados a fazer parte das mudanças em uma dinâmica promovida pelos professores.

Na saída das aulas, foi a vez dos pais e transportadores escolares serem abordados com o mesmo desafio. Agentes de trânsito, guardas civis e a equipe de educação para o trânsito integraram essa recepção que conseguiu conquistar a adesão dos adultos. Além de assumir verbalmente o compromisso, eles registraram o momento em fotos com placas com o tema da campanha: “Eu sou mais um por um trânsito mais seguro”.

“No dia-a-dia a gente vê tantos problemas, mas acaba transferindo para o outro a responsabilidade. Iniciativas como essa são ótimas. As crianças aprendendo na escola já dão uma dura na gente, porque eles têm essa consciência, e quando nós somos envolvidos percebemos que também temos que fazer a nossa parte, já tem tanta gente fazendo né, também precisamos participar”, afirmou Rosana da Cruz Santos.

Antes de pais e alunos, professores e a direção da escola já tinham se comprometido com essa missão. A abordagem na escola foi precedida de uma preparação especial com os educadores, que no mês passado participaram de um treinamento com a Polícia Rodoviária Federal.

“A gente vê que é uma necessidade da sociedade trabalhar esse tipo de conteúdo e com uma ação tão simples conseguimos mobilizar os educadores. Já estamos até pensando em envolver os pais e a comunidade nessa proposta, uma vez que eles, antes dos alunos, são os motoristas”, afirmou a coordenadora pedagógica Perla Cristina Moura Ramos.

#Eu sou mais 1 por um trânsito mais seguro

O desafio e o convite da campanha: “Eu sou mais um por um trânsito mais seguro” prossegue nesta semana. Na quarta-feira (10), a abordagem será realizada na escola Elizabeth de Paula Honorato, no Jardim Mariana I (próximo ao bairro Campos de São José).