LEDI completa um ano de atividades em São José dos Campos
09/08/2016
LEDI
Sediado no bairro Floradas de São José, região sul, o LEDI tornou-se um polo de cultura tecnológica voltada à comunidade escolar Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Centro de inteligência do Programa Escola Interativa, o Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) Professor Eduardo Augusto Fernandes completou um ano de atividades no início deste mês. Criado pela Prefeitura, em agosto de 2015, para desenvolver conteúdos pedagógicos aliados à tecnologia do Programa e realizar formação de professores, o LEDI se tornou referência no processo de modernização pelo qual passa o sistema público de ensino em São José dos Campos.

Neste período, mais de 530 professores da Rede Municipal de Ensino passaram por formação em cursos relacionados à inclusão digital, lógica de programação, pensamento computacional, entre outros voltados à capacitação para inserção da tecnologia como ferramenta de apoio pedagógico.

Outros 542 docentes foram atendidos e treinados para aplicação da Plataforma Khan nas salas de aula. Também foram prestados mais 2.670 atendimentos em escolas da Rede Municipal para uso dos recursos do Programa Escola Interativa.

Além da formação de professores, o espaço integrou-se à comunidade com oficinas de programação e robótica realizadas mensalmente aos sábados. Totalmente gratuitas, as atividades, chamadas de Espaço Maker, atraem crianças, jovens e adultos.

Sediado no bairro Floradas de São José, região sul da cidade, o LEDI tornou-se um polo de cultura tecnológica voltada à comunidade escolar. No local, são realizadas atividades de Inclusão Digital, Educação Tecnológica e criação de conteúdo educativo digital, inclusive aplicativos e jogos instalados nos tablets.

Um dos principais conteúdos já desenvolvidos pelo LEDI foi o “Sanja Runner”, um jogo eletrônico pedagógico que está ajudando toda a comunidade a aprender um pouco mais sobre a história e a geografia de São José dos Campos. O jogo está disponível nos tablets da Escola Interativa e no site oficial da Prefeitura, para download gratuito em celulares e tablets.

Metas

De acordo com a coordenação do LEDI, entre as metas para este segundo semestre, estão a realização de novos cursos voltados à formação de docentes e oficinas itinerantes de programação em várias escolas da rede, a oferta de novas atividades do Espaço Maker e a inauguração do núcleo de desenvolvimento de games, entre outras.

Outra meta é ampliar as parcerias com instituições que incentivem a melhoria e a capacitação do ensino público. Hoje, entre os parceiros do LEDI estão a organização não-governamental Escola Digital, mantida por uma parceria entre Telefonica, Natura e Instituto Inspirare para gerar ferramentas de conteúdo voltadas a professores e alunos, a Prefeitura de Guarulhos, por meio do projeto Fab Social, que visa orientação e apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias digitais, e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos que fornece ferramentas para melhorar o aprendizado dos alunos, como a Plataforma Khan e o Programaê.

O laboratório também tem parcerias com o Parque Tecnológico e as universidades da região, como Unifesp, Etep e Fatec.