Parceria trabalha resíduos sólidos e qualidade de vida
09/08/2016

Uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente (Semea) e de Saúde, da Prefeitura de São José dos Campos, tem como foco a implantação de um projeto de hortas comunitárias e compostagem de resíduos orgânicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incentivando a consciência ambiental e a alimentação saudável.

O projeto vai aproveitar o quintal das UBS, com terreno disponível para plantio, e criar hortas comunitárias, além de adotar a geração de adubo orgânico, a partir da utilização dos resíduos gerados na própria unidade, alinhando-se assim às estratégias do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Para a implantação do projeto, foram escolhidas, inicialmente, 12 Unidades Básicas de Saúde nos bairros Altos de Santana, Putim, Campos de São José, São Francisco Xavier, Interlagos, Jardim São José II, Eugênio de Melo, Limoeiro, Paraíso do Sol, Majestic, Santa Hermínia e Dom Pedro.

Segundo a nutricionista da Secretaria de Saúde, Elisabeth Bismarck, o projeto terá um componente educativo e preventivo com pacientes das unidades, especialmente os grupos de risco formados por diabéticos, hipertensos, pessoas com quadros de desnutrição ou obesidade, entre outros.

“A ideia é gradativamente começar uma pequena produção de hortaliças nas unidades, praticar a compostagem, que fornecerá o adubo para preparação do solo, e adotar critérios de inclusão para que a comunidade participe de todo este processo”, explicou.

As Unidades Básicas de Saúde receberão equipamentos de proteção individual, ferramentas, composteiras e sementes, que serão fornecidos pelo Programa de Promoção da Saúde (SMS). Os funcionários e voluntários envolvidos na horta comunitária receberão treinamento, mudas e apoio técnico do Programa Hortas Urbanas, da Semea, que oferece orientações sobre o cultivo de hortaliças, ervas e temperos em pequenos espaços.

Desde maio, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu a visita de grupos de funcionários e munícipes de 12 Unidades Básicas de Saúde para participar da Oficina de Hortas e construção de composteiras. Mais de 60 pessoas participaram das atividades.

Plano de Resíduos

O PMGIRS, oficializado pelo Decreto 16.762 de 10 de dezembro de 2015, é o instrumento para conduzir a gestão ambientalmente responsável dos resíduos gerados no município, por meio de um conjunto de diretrizes e metas pactuadas com os diversos segmentos da sociedade.

Uma das metas do Plano é promover a compostagem dos resíduos orgânicos na fonte geradora. O tratamento dos resíduos orgânicos, somado à reciclagem dos materiais secos, aumentará consideravelmente a vida útil do Aterro Sanitário, que hoje recebe em torno de 600 toneladas de lixo domiciliar por dia.

Além das Unidades Básicas de Saúde, o programa de compostagem está sendo expandido para escolas, secretarias da Prefeitura e parques municipais, bem como condomínios de residenciais e domicílios.

A compostagem também tem interface com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa que internaliza a responsabilidade socioambiental nas atividades do poder público por meio da adoção progressiva de critérios de sustentabilidade. Um dos eixos temáticos da agenda é a gestão adequada dos resíduos gerados.