Alimentação saudável e diversão estão na programação do Vicentina Aranha
09/08/2016
 Trupe do Rizzo
A Trupe do Rizzo apresenta o espetáculo circense “Hoje tem Palhaçada? Tem Sim Senhor”, com esquetes, pastelões e brincadeiras Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A semana começa saudável no Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana). Nesta quinta-feira (11), às 9h30, o Parque, em parceria com o Centro de Soluções em Saúde (CSS), apresenta a palestra “Afinal, o que é alimentação saudável?”. O evento será na Sala de Leitura Réginaldo Poeta, com entrada franca.

A nutricionista e coach Nathália Petry falará sobre as necessidades do corpo, esclarecendo dúvidas e oferecendo dicas sobre como fazer as pazes com a alimentação e manter um relacionamento positivo com a comida. Nathália atua na área comportamental da nutrição, explorando e restaurando o relacionamento que a pessoa tem com a comida e com o corpo.

No sábado (13), a partir das 8h30, ocorrerá a Manhã Saudável, com duas aulas abertas: Práticas Tradicionais da Medicina Chinesa, com Via Cinco, e Prática de Yoga, com o professor Luiz Eduardo Pereira. As atividades serão no bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus. Para participar, basta comparecer com um mat de yoga ou canga.

Após as práticas corporais, ocorrerá um Piquenique Comunitário, acompanhado pelo Grupo Ramani de música clássica indiana. O espetáculo, com duração de uma hora, traz uma gama de sons (canto e música), aromas (incensos e flores), cores (figurinos e adereços), contos sobre as divindades indianas, além de uma breve introdução sobre a técnica milenar de meditação.

Também neste sábado, no período da tarde, em frente ao Pavilhão Alfredo Galvão, a programação será dedicada às crianças. Às 15h, a Trupe do Rizzo apresenta o espetáculo circense “Hoje tem Palhaçada? Tem Sim Senhor”, com esquetes, pastelões e brincadeiras que resgatam a alegria do circo, mesclado com a essência da magia do mundo infantil.

Às 16h, a diversão fica por conta da Cia Badulaque, da cidade de Monteiro Lobato. O trabalho do grupo consiste em contar histórias para crianças de todas as idades. Otávio Ortega, com o acordeon, e Carolina Coelho, com a flauta, instrumentos de percussão e objetos lúdicos, realizam uma narrativa dinâmica e contagiante, com palhaçadas e muita música.

No espetáculo deste sábado, a Cia Badulaque apresentará “O Saci”, um clássico da literatura nacional, escrito por Monteiro Lobato. A obra narra as aventuras de férias de Pedrinho e Narizinho no Sítio do Pica-Pau Amarelo. Durante as atividades, a Biblioteca Ao Ar Livre estará aberta.

A tarde de atividades terá ainda a participação do Projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade), um grupo de mães que busca promover a inclusão da criança com deficiência também no lazer, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade, mostrando que crianças deficientes querem oportunidades para brincar, inclusive nos espaços públicos. Um projeto que promove inclusão por meio do lazer.

Para a Sessão de Cinema ao Ar Livre, o público poderá escolher um dos 12 longas-metragens da saga Star Trek (Jornada nas Estrelas). A votação está aberta na página do Facebook do Parque até esta quinta-feira (11), às 12h. O título mais votado será exibido neste sábado (13, a partir das 19h, no Telão de Cinema ao Ar Livre, atrás do Pavilhão Marina Crespi. A entrada é franca. O objetivo é fazer com que os fãs da saga entrem no clima do Star Trek: Beyond, que será lançado no Brasil no 1º de setembro.

Antes da Sessão de Cinema ao Ar Livre, os participantes poderão conferir uma prévia do Festival Literomusical do Parque Vicentina Aranha (FLIM), que será realizado entre os dias 16 e 18 de setembro. Neste sábado (13), a partir das 19h, será exibido o curta-metragem Oedipus (2004), no qual os personagens são vegetais, tendo como protagonista uma batata: Oedipus. Seu enredo é baseado em um conto de Sófocles. A exibição será Telão de Cinema ao Ar Livre, atrás do Pavilhão Marina Crespi, com entrada franca.

No domingo (14), às 10h30, os pais serão presenteados com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar de São José dos Campos. Formada em 1939, a Banda tem atualmente 17 militares, regidos pelo 1º Sargento Eliseu Fernades da Costa. No repertório estão diferentes gêneros que passeiam pela música popular, como “Dancin Days”, de Nelson Motta, “New York, New York”, eternizada na voz de Frank Sinatra, “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa, entre outros.

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.