Operação combate “fluxo do funk” na região norte
09/08/2016
Equipe da polícia
A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar prestaram apoio à operação para garantir a segurança e conduziram os detidos à delegacia Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

Uma operação conjunta entre Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e os Departamentos de Fiscalização e Posturas Municipais e Trânsito, da Prefeitura de São José dos Campos, terminou com prisões e estabelecimentos fechados na região norte da cidade. A ação ocorreu na Vila Machado na sexta-feira (5) e sábado (6) e teve como objetivo coibir a realização de bailes funks. O relatório da operação foi divulgado nessa segunda-feira (8).

Ao todo, nove pessoas foram presas. Durante a fiscalização aos estabelecimentos, cinco comerciantes foram autuados pelos fiscais por atuar sem a documentação necessária e dois estabelecimentos fechados por funcionar de forma irregular. Foram anotadas 123 infrações de trânsito, feitas 144 vistorias a veículos e uma moto apreendida por falta de documentação, pelos agentes de trânsito.

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar prestaram apoio à operação para garantir a segurança e conduziram os detidos à delegacia. Ações como essa tem sido realizada também nas regiões sul, leste e central da cidade, para combater os chamados Fluxo do Funk, que concentram centenas de pessoas em frente a comércios para ouvir música e consumir bebidas e drogas.

A Prefeitura participou neste ano de cerca de 30 ações relacionadas ao fluxo do funk, em parceria com a PM, de perturbação de sossego e fiscalização em bares. A Avenida Anchieta, no centro, está entre os principais pontos de fiscalização e de operações conjuntas.

A GCM realiza patrulhamento constante em toda cidade e continuará atuando em novas operações conjuntas. O acionamento à Guarda Civil Municipal é pelo telefone 153, e o da Polícia Militar é o 190. Denúncias de irregularidades fiscais podem ser feitas pelo número 156, da Prefeitura.