Crianças da Rede Municipal de Ensino têm dia de teatro no LEDI
09/08/2016
Teatro no LEDI
O grupo assistiu à peça de teatro “Cadê o amor que estava aqui?”, uma parceria da Secretaria de Educação com a CCR Nova Dutra Foto: José Aparecido/PMSJC

O Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI), centro de inteligência do Programa Escola Interativa, recebeu mais de 200 alunos de oito escolas da Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos para uma atividade diferente nesta terça-feira (9). O grupo assistiu à peça de teatro “Cadê o amor que estava aqui?”, uma parceria da Secretaria de Educação com a CCR Nova Dutra. Foram duas apresentações: às 10h e às 13h30.

A peça conta as experiências de um dedicado professor deficiente visual que luta por um mundo melhor formando cidadãos conscientes. Entre outros ensinamentos, o espetáculo prega valores relacionados à preservação da natureza, cidadania, inclusão e diversidade.

O aluno Gabriel Wiliam Suplicio de Oliveira, de 10 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Dosulina C. Chaves de Andrade, assistiu a peça e aprendeu muita coisa. “Eu gostei muito, porque eles ensinam que sempre temos que respeitar a opinião e a vontade do outro, e não podemos julgar o amigo, e sim abraçar.”

A responsável em trazer o teatro para os alunos da rede, Ana Beatriz Lopes, acha muito importante esse trabalho de incentivar os valores para os alunos. “Hoje em dia, quanto mais ressaltarmos os valores sociais para as crianças, melhor vai ser o futuro delas, aqui elas viram o quanto é importante respeitar o colega em sala de aula, respeitar os mais velhos, tudo isso de uma forma que as crianças entendem, através do teatro”, afirmou.

Participaram alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Elizabete de Paula Honorato (Jardim Mariana 1) e Emmanuel Antônio dos Santos (Frei Galvão), ambas na zona leste; Professora Ana Berling Macedo (Alto da Ponte), Professora Dosulina C. Chaves de Andrade e Professora Vera Babo de Oliveira (as duas do bairro Altos de Santana), zona norte; e Professor Hélio Walter Bevilacqua (Jardim República), Professora Otacília Madureira de Moura (Vila Nova Conceição) e Dom Pedro de Alcântara (bairro Dom Pedro 1º), na região sul.

Após as sessões, todos participaram de um pequeno debate sobre inclusão social e respeito ao professor, além de receberem adesivos da campanha “Cadê o Amor Que Estava Aqui?”.