Atendidos pelo Centro Pop participam de Oficina de Paisagismo
12/08/2016
Grupo “Pop Paisagismo”
O “Pop Paisagismo” é composto por 15 atendidos que participaram de uma oficina do Programa Hortas Urbanas, coordenado pela Semea Foto: Natália Ribeiro / Divulgação

Secretaria de Governança

Com o objetivo de promover a ressocialização por meio do cultivo de plantas, o Centro Pop, unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) que atende moradores em situação de rua, iniciou nesta semana o projeto “Oficina Pop Paisagismo”. A atividade busca o resgate do contato com a terra, estimulando a alimentação saudável, além da capacitação para contribuir na geração de renda.

O grupo “Pop Paisagismo” é composto por 15 atendidos que participaram de uma oficina do Programa Hortas Urbanas, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semea), que oferece noções básicas para cultivo de hortaliças, ervas e temperos. 

Durante a oficina, os participantes receberam noções sobre os benefícios de cultivar hortas domésticas e de produzir o próprio alimento. Passando por cinco diferentes estações, eles tiveram instruções práticas sobre a preparação do solo, adubação, plantio das sementes, rega, controle de pragas, ferramentas necessárias e materiais que podem ser reaproveitados, como as garrafas pet e outras embalagens. 

A ação tem como meta incentivar os participantes na construção de hortas comunitárias nos abrigos públicos. A partir da oficina “Pop Paisagismo”, os atendidos poderão implementar essas hortas, além de usar esta nova atividade para geração de renda e subsistência. 

Segundo o educador Michael David Martins, que ministra as oficinas de paisagismo, o grupo mostrou um interesse muito grande desde o início. “Quando os acompanhei na oficina do Programa Hortas Urbanas, percebi o interesse deles. E estou me surpreendendo com o sucesso do grupo aqui no Centro Pop II.”

O educador ainda explicou que o grupo vai desenvolver o paisagismo, além da horta. “Na oficina, nós vamos desenvolver o cultivo de flores e de hortaliças também. Nos primeiros encontros, nos organizamos em equipes e discutimos como faríamos todo o processo de montagem da horta e jardim vertical.”

Um dos destaques do grupo “Pop Paisagismo” é o atendido Amarildo da Silva Clemente, que participou da oficina do Programa Hortas Urbanas. “Eu já trabalhei com jardinagem e aprendi uma novidade agora que são as hortaliças. Gostei muito de participar da oficina do Programa de Horta Urbana. Ocupa o tempo com uma nova atividade.”

A oficina vai ocorrer três vezes por semana, das 8h às 12h, no Centro Pop II (Rua Henrique Dias, Bloco 4 – Monte Castelo), na região central.