Projetos para mobilidade a pé em São José vão orientar ações em Indaiatuba
12/08/2016

Uma comissão da Prefeitura de Indaiatuba esteve em São José dos Campos nesta semana para conhecer as ações e projetos para a mobilidade a pé. Na manhã dessa quinta-feira (11), o grupo obteve informações sobre o programa Calçada Segura e a Política Municipal de Mobilidade Urbana. À tarde, vistoriou obras em andamento e projetos já implantados para a segurança dos pedestres.

Durante a visita, o principal interesse da comitiva, que faz parte da Secretaria de Planejamento e Engenharia e da Comissão Permanente de Acessibilidade de Indaiatuba, foi conhecer a legislação que São José tem nesse setor.

“Essa é uma visita que vinha sendo planejada e é muito importante para que possamos criar leis e implantar programas voltados ao pedestre em nossa cidade”, afirmou o, integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade.

Calçada Segura

O Calçada Segura é um programa que visa orientar proprietários de imóveis na implantação de passeios que primem pela segurança e mobilidade dos pedestres.

A Lei Municipal 8077/2010 determina que os donos de imóveis residenciais ou comerciais são responsáveis pela construção, manutenção e conservação das calçadas.

A equipe do programa oferece gratuitamente as informações técnicas e as recomendações necessárias para que os proprietários possam construir ou adequar os passeios seguindo a legislação.

Desde 2014, faz parte das políticas de mobilidade a pé desenvolvidas pela Secretaria de Transportes, aliando passeios adequados a quem anda a pé aos projetos de engenharia como implantação de travessias seguras, iluminação de faixas de pedestres, instalação de ilhas de segurança e gradis, ampliação de passeios e de semáforos com botoeiras para priorizar a mobilidade a pé.

O Calçada Segura recebeu o Prêmio Mario Covas, como uma das dez melhores experiências de gestão municipal inovadora e como melhor programa do Estado. Faz parte também comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Para orientações e dúvidas, o contato pode ser feito pelos telefones 3925-2110/3925-2111, pelo e-mail calcadasegura@sjc.sp.gov.br ou na própria Secretaria de Transportes (Rua Rui Barbosa, 400 - centro), das 8h15 às 17h.