Prefeitura desenvolve sistemas para atender eSocial
12/08/2016

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do da Secretaria de Administração e do Departamento de Informática, vem se adequando ao projeto eSocial, do Governo Federal, instituído em 2014. O eSocial é um instrumento que unifica a prestação de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, padronizando a transmissão de dados, validação, armazenamento e distribuição.

Com ele, cada instituição pública e empresa privada têm que se adequar, desenvolvendo ou adquirindo, no mercado, sistemas alinhados tecnicamente com as exigências governamentais para o repasse de dados.

Os técnicos do Departamento de Informática e das áreas de Recursos Humanos e de Finanças, da Prefeitura de São José dos Campos, estão adequando os sistemas existentes e desenvolvendo ferramentas que interajam com o Governo Federal, para transmissão de dados oficiais.

Este programa, desenvolvido pela própria Prefeitura, dispensa gastos de recursos com programas comprados no mercado e está sendo considerado de referência técnica em meios às instituições públicas.

Com a implantação desse programa, os cerca de 11 mil servidores da Prefeitura terão viabilizada a garantia de todos os direitos trabalhistas e previdenciários em um único banco de dados nacional.

A previsão é de que os sistemas para o atendimento ao eSocial, desenvolvidos pela Prefeitura, iniciem a operação em 2017.