Cooperativas se profissionalizam para trabalhar com eletroeletrônicos
12/08/2016

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

As cooperativas de catadores de São José dos Campos: Coopertech Resíduos Eletrônicos, Cooperativa Alfa, São Vicente e Futura estão participando de um curso de capacitação para que possam promover a coleta, triagem e manufatura de resíduos eletroeletrônicos das empresas da região.

A formação promoverá a concepção de um sistema de gestão conforme os requisitos da Norma Técnica NBR 16.156 que dispõe sobre a atividade de manufatura reversa de resíduos eletroeletrônicos, estabelecendo condições para proteção ao meio ambiente e para o controle dos riscos de segurança e saúde no trabalho.

O projeto, com duração de seis meses, é ministrado pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que atua na pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação e ocorre no âmbito do Programa de Apoio Tecnológico às Micro, Pequenas e Médias Empresas do Estado de São Paulo (SIBRATEC), desenvolvido pela parceria entre MCTI e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

O financiamento para que as cooperativas pudessem participar do curso foi viabilizado pela Cáritas Diocesana, entidade da Igreja Católica que, dentre diversos projetos sociais, fomenta iniciativas de economia solidária envolvendo catadores de materiais recicláveis, com o intuito de promover a construção do desenvolvimento local, solidário e sustentável.

A profissionalização permitirá que as cooperativas estejam aptas e certificadas para receber resíduos das indústrias da região, elevando sua capacidade de trabalho e, consequentemente, de remuneração.

A Prefeitura de São José dos Campos também é apoiadora da iniciativa e, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem fomentado a valorização e integração das cooperativas do município, conforme previsto no Plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos - PMGIRS (Decreto Municipal nº 16.762/2015).

Um dos programas de ação definidos no Plano, que traça as diretrizes para gestão sustentável nos resíduos sólidos pelos próximos 20 anos, trata da inclusão e formalização de uma cadeia de reciclagem de embalagens com os catadores.

O secretário interino de Meio Ambiente destacou que o protagonismo das cooperativas está em plena sinergia com a política de resíduos do município. “O processo participativo de construção e de execução do PMGIRS criou o ambiente propício para conectar estes atores sociais e viabilizar a articulação do setor”, destacou.

Para o presidente da Coopertech - Cooperativa de Reciclagem de Eletroeletrônicos, a intenção do Comitê das Cooperativas de São José dos Campos é promover, com o apoio de entidades da categoria e outros parceiros, uma campanha de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos, tais como televisores e computadores, entre os meses de setembro e outubro.

“O objetivo da campanha será conscientizar sobre o recolhimento e o tratamento adequado destes equipamentos, além de sensibilizar sobre os prejuízos que estes resíduos, que contém componentes tóxicos, podem causar ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida se descartados de maneira incorreta”, destacou.

Segundo ele, também querem alertar que os aparelhos eletrônicos considerados obsoletos, também podem ser recuperados e doados, beneficiando pessoas menos favorecidas.