Prefeitura encerra “4º Simpósio Internacional de Educação”
12/08/2016
“4º Simpósio Internacional de Educação”
O evento, contou com a participação dos 3.800 educadores da rede municipal de ensino Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos encerrou nesta sexta-feira (12) as palestras do 4º Simpósio Internacional de Educação, que, neste ano, abordou o tema “Tecnologia educacional, interatividade e participação social”.

O evento, que faz parte da política de formação continuada do município, contou com a participação dos 3.800 educadores da rede municipal de ensino em três locais de palestras: Centro de Formação do Educador (CEFE) “Professora Leny Bevilacqua”, em Santana, região norte, no Parque Tecnológico, no distrito de Eugênio de Melo, e, pela primeira vez, no Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI), no Jardim Satélite, região sul.

Uma das atrações do encerramento foi a palestra “A educação 3.0”, realizada no LEDI com Luís Namura, formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e especialista em Marketing e Administração de Empresas com MBA em Franchising pela Louisiana State University (EUA). Namura atua há 30 anos com pesquisa e desenvolvimento de soluções em educação e tecnologia.

“A tecnologia é um meio de melhorar as aulas para que o sistema educacional seja muito mais eficiente, faz com que o diretor caminhe de forma prazerosa. A aprendizagem sistêmica desenvolve as habilidades socioemocionais dos alunos e professores”, afirmou a um grupo de diretores de escolas e gestores da Secretaria Municipal de Educação presentes ao evento no LEDI.

“Aprendi sobre a transformação, sobre como o professor pode ter a disponibilidade de aprender e mudar a criança com aulas interativas e coletivas, para que a criança aprenda em grupo assim como será na vida adulta e no mundo”, disse a diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Alice Pasquarelli.

A orientadora da EMEI Lúcia Maria do Amaral, elogiou o evento. “Aprendemos sobre a importância de se trabalhar com os professores a questão da aprendizagem emocional, do relacionamento e do trabalho em grupo. É muito bom conhecer esses métodos e novas propostas. É o primeiro passo para que os educadores adquiriram outro olhar”, disse.

A professora Solange Bruno, que assistiu palestra no CEFE, disse que o papel da Educação vai além da sala de aula. “O papel da educação não é só ensinar e sim ajudar a contribuir para questões básicas dos seres humanos, desde o começo do conhecimento até agora.”

Tema

A escolha do tema deste ano coincide com a conclusão da instalação do Programa Escola Interativa em 100% da Rede Municipal de Ensino, fato ocorrido em junho. São 47 unidades de Ensino Fundamental e 72 de Educação Infantil atendidas hoje pelo programa que levou tecnologia e internet para dentro de 632 salas de aula. São mais de 60 mil alunos beneficiados e quase 4 mil professores capacitados.

O Simpósio é organizado pela Secretaria Municipal de Educação. Todo o evento foi restrito a educadores da rede municipal de ensino de São José dos Campos.