Parque da Cidade ganha painel com mapa ilustrado
15/08/2016
Painel
O painel foi implantado ao lado da portaria principal e possui representações de todos os prédios, áreas verdes, trilhas, e outros Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

O Parque da Cidade “Roberto Burle Marx” (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana) recebeu um painel com o mapa ilustrado, destacando seu patrimônio arquitetônico, ambiental e áreas de lazer. Agora, os munícipes que frequentam o espaço podem se localizar com mais facilidade, ter uma visão panorâmica do Parque e conhecer mais detalhes sobre os principais atrativos.

O painel confeccionado em lona, medindo 3,15 por 5 metros, foi implantado ao lado da portaria principal e possui representações cartográficas de todos os prédios, áreas verdes, trilhas e equipamentos disponíveis no Parque. São 44 pontos identificados no mapa.

Estão retratadas no mapa as edificações históricas pertencentes ao conjunto arquitetônico da antiga Tecelagem Parahyba, a Residência Olivo Gomes, ícone do período modernista projetado por Rino Levi e o paisagismo de Roberto Burle Marx, que compõe os jardins da Residência, Bosques e Alamedas.

O artista plástico Edison Braga desenvolveu o painel a convite do núcleo administrativo do Parque da Cidade, utilizando a técnica de pintura aquarela para criar a obra. 

“As construções foram posicionadas na planta conforme sua localização espacial. Cada ‘casinha’ – área ou localidade – foi desenhada separadamente, a partir de ângulos diversos, de um jeito que possamos identificá-las com uma perspectiva diferente. A arte é sempre vista de cima, como se fosse observada pelo olho de um pássaro. As cores utilizadas foram baseadas nas cores originais dos locais”, explicou Edson Braga.

Nascido em Santos no dia 31 de outubro de 1940, o artista plástico Edson Braga é amante do Vale do Paraíba e adotou São José dos Campos como residência. Ele trabalha atualmente na preservação da memória da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba).

Braga define suas pinturas como surrealistas na concepção, mas com impressionismo na execução. O artista também é professor de artes e atua nas áreas de desenho, pintura, escultura, caricatura, artes médicas, restauro, design, caligrafia, criação, artes cênicas, entre outros.

Parque da Cidade

Inaugurado em 27 de julho de 1996, o Parque da Cidade é a maior área verde localizada na região urbana da cidade, com 962.844,43 mil metros quadrados. Bosques, lagos, ilha artificial e diversos animais silvestres interagem neste vasto patrimônio ambiental.

É definido em lei como zona de preservação por agregar bens de interesse histórico, cultural, arquitetônico, paisagístico e ambiental. O Parque funciona diariamente das 6h às 18h.

As principais informações sobre as atrações, agenda de eventos, infraestrutura e serviços disponíveis no Parque podem ser acessadas no portal www.parquedacidadesjc.com.br.