Estudantes da rede municipal conhecem pontos turísticos de São José
18/08/2016
City Tour
Um grupo de 45 alunos da Escola Municipal Jacyra Vieira Baracho conheceu os principais pontos turísticos de São José dos Campos Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

Um grupo de 45 alunos da Escola Municipal Jacyra Vieira Baracho conheceu na tarde dessa quarta-feira (17) os principais pontos turísticos de São José dos Campos. Os estudantes foram acompanhados por professores da instituição de ensino e por técnicos da Secretaria de Turismo, da Prefeitura, que ofereceu apoio durante o passeio.

O city tour começou na Igreja Matriz, onde os alunos ficaram sabendo como o prédio foi construído e sua história. Na sequência, o grupo seguiu para o Museu de Esportes. Além de tirar dúvidas sobre algumas modalidades olímpicas, os estudantes puderam conhecer alguns atletas joseenses que participaram de edições passadas da principal competição mundial.

No Museu Municipal de São José dos Campos, as crianças foram recepcionadas por monitores locais que falaram sobre o acervo e mostraram peças referentes à história da cidade, como louças de antigas fábricas instaladas no município, e um acervo de artes visuais.

De acordo com o monitor do Museu e estudante de história, Thiago Santana Ribeiro, os visitantes recebem as principais informações. “Eu procuro passar um pouco da história de industrialização de São José dos Campos e a importância da arquitetura do prédio do museu, que é um monumento histórico e marca um período de transição para uma cidade moderna, como é hoje. Basicamente, informamos todo o passado da cidade”.

Os alunos visitaram ainda o Mercado Municipal e o Museu de Arte Sacra, onde conheceram a história catolicismo, além de ter a oportunidade de ver as principais peças utilizadas em cerimônias religiosas

O passeio terminou no Parque da Cidade, onde o grupo seguiu para a Casa Olivo Gomes e pôde conhecer um pouco da arquitetura e paisagismo do local, o preferido da aluna Heloísa Alves, de 11 anos. “Gostei mais do Parque da Cidade, porque além das árvores e lagos, tem os animais e isso é bem divertido e interessante.”

O aluno Caio Henrique também achou o Parque a principal atração do passeio. Ele contou que está jogando “Pokémon Go” e o local é um bom atrativo para os praticantes do game. “Achei a área bem ampla e muito legal. Por ser um lugar muito grande é muito bom para se jogar.”

A professora de Artes Andreia Almeida Fernandes contou que o objetivo do passeio foi atingido com sucesso. “Na verdade no contexto, todos os lugares foram interessantes de visitar. Essa parte cultural é algo que a gente tem que desenvolver com os alunos, a criança precisa saber e conhecer o lugar onde ela mora, o seu passado e toda sua história. O objetivo do passeio foi atingido plenamente, porque é muito importante a gente entender o passado para compreender o nosso presente.”

Entre os meses de janeiro a agosto deste ano, a Secretaria de Turismo atendeu 15 entidades que realizaram o city tour, um total de 935 pessoas, com idades entre 10 e 50 anos, passaram pelos principais pontos turísticos da região central da cidade, tendo a oportunidade de conhecer toda a sua estrutura e sua história.

Os passeios são feitos com pré-agendamento na Secretaria de Turismo pelo telefone (12) 3947-8598.