Orquestra Sinfônica e Coro Jovem se apresentam no Teatro Municipal
19/08/2016

Sob a regência do maestro Marcello Stasi, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSSJC) encerra nesta quarta-feira (24), às 20h, a Série Inverno das Vozes. O espetáculo, que será no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84, terceiro piso – Centro), terá a participação do Coro Jovem Sinfônico. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no Parque Vicentina Aranha até as 12h do dia da apresentação. Uma hora antes do concerto serão disponibilizados 50 ingressos no Teatro Municipal.

A OSSJC e o Coro Sinfônico executarão Ode à Santa Cecília, de George Frideric Händel (1685-1759), compositor germânico, naturalizado cidadão britânico, e considerado um dos grandes mestres do período Barroco. A cantata foi composta por Händel em 1739 e é uma sequência de peças, nas quais a música e palavras se fundem em uma evocação à harmonia celestial. Santa Cecília é padroeira dos músicos e mártir religiosa, que inspirou muitos poetas e músicos europeus desde a Idade Média.

No espetáculo, que apresentará toda a ênfase vocal desta série, as 60 vozes do Coro Jovem e a OSSJC acompanharão os solistas Elisabeth Ratzersdorf e Miguel Geraldi. Uma das vozes brasileiras mais requisitadas para o repertório clássico e barroco, Elisabeth iniciou a educação musical em São José dos Campos e aperfeiçoou-se na Holanda logo após formar-se na Faculdade Santa Marcelina (SP)

Miguel Geraldi, aluno de Gledys Pierry e Neyde Thomas, atuou junto a importantes orquestras no Brasil e no exterior, protagonizando óperas famosas, destacando-se L’Elisir D´amore, Rita e Poliuto (Donizetti), La Bohème e Turandot (Puccini), Rigoletto e La Traviata (Verdi), Loreley (Catalani), Viúva Alegre (Léhar), Carmen (Bizet) e Paggliacci (Leoncavallo).

Coro Jovem

Com o objetivo de educar por meio da música, formando novas plateias e futuros cantores profissionais, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) criou em 2005 o Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos. Recentemente, o grupo foi vencedor no Mapa Cultural Paulista, pela Região do Vale do Paraíba e no Concurso Internacional de Coros Ameride, como melhor coral na categoria Coros e Orfeões como melhor coro na eliminatória Nacional. Atualmente, o Coro Jovem têm Sérgio Wernec como Regente e Diretor Artístico.

OSSJC

A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos foi criada em 2004, é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Secretaria de Educação, tendo a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC) como entidade gestora.