Professores da rede municipal iniciam curso do ITA
19/08/2016

Secretaria de Governança

O grupo de 60 educadores da Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos selecionados para os cursos gratuitos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) oferecidos pela Prefeitura, participou na noite dessa quinta-feira (18) da aula inaugural na sede do Instituto. O objetivo da parceria com o ITA é ampliar ainda mais a formação dos educadores para atuação competente com uso de tecnologia em sala de aula.

Os 42 professores e 18 gestores (diretores, orientadores e demais profissionais que atuam na gestão escolar) foram escolhidos em processo seletivo realizado entre o fim de julho e o início de agosto para os cursos de formação em tecnologias da informação e comunicação, que serão ministrados no Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI), centro de inteligência responsável pelo desenvolvimento de conteúdo para o programa Escola Interativa.

A aula inaugural contou com palestra do professor Walter Antonio Bazzo, engenheiro mecânico, doutor em educação, integrante do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Tecnológica. Ele falou sobre a importância da tecnologia como ferramenta pedagógica, mas lembrou de outros elementos essenciais à formação do aluno, como o incentivo à leitura.

“A palestra deixou claro que o uso da tecnologia é imprescindível, pois estamos no século XXI e nossos alunos já fazem uso de todo esse aparato tecnológico. Na escola, o uso da tecnologia entra como uma ferramenta a mais que veio auxiliar o professor e atrair atenção e interesse dos alunos para os estudos, sem deixar de lado o trabalho com a leitura e escrita”, disse a orientadora pedagógica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Rosa Tomita, que participou da palestra.

Mais capacitação

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, oferece ainda cursos de capacitação para professores por meio do LEDI, da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

Neste ano, a UAB abriu processo seletivo para a formação de professores efetivos das redes pública, estadual e municipal, que não atuam em sua área de formação - a Rede Universidade do Professor. Foram 105 mil vagas em todo o país.

A proposta da Rede Universidade do Professor, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), é reduzir o número de professores em todo o país, que lecionam disciplinas para as quais não têm a formação adequada.