Mês do Folclore começa nesta terça-feira tendo o bambu como tema
22/08/2016

Secretaria de Governança

Com 23 escolas públicas e particulares agendadas, começa nesta terça-feira (23) mais uma edição do Mês do Folclore de São José dos Campos. As atividades, programadas pelo Museu do Folclore (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade), serão realizadas em quatro horários (das 9h às 10h30, das 10h30 às 12h, das 14h às 15h30, e das 15h30 às 17h), de terça a sexta-feira até 2 de setembro. 

O tema deste ano é “Bambuzada no Reino do Bambu” e tem o bambu como ponto central das atividades, em razão da diversidade de espécies existentes no Parque da Cidade e também pela relevância dessa matéria-prima para a cultura popular. 

Usado para alimentação, bebidas, construção de casas, móveis, instrumentos e brinquedos, o bambu reforça o conceito da cultura popular no Vale do Paraíba e do conhecimento e aprendizado que o homem tem a partir dos recursos naturais. 

Os alunos terão contato com diferentes situações e objetos (vários deles na exposição permanente do museu), na qual o bambu é empregado; e também conhecerão algumas espécies da planta.

Está prevista a participação de 1.702 alunos de educação infantil e ensino fundamental. Na quarta-feira (17), os professores que acompanharão os alunos durante as visitas conheceram detalhes do circuito e aprovaram o tema proposto.

“O tema é bastante significativo, porque mostrará aos alunos que é possível fazer muitas coisas com o bambu. Acredito que as crianças vão se interessar pelo tema e aproveitar a visita”, ressaltou a professora Jéssica Bianca, da EMEI Torataro Takitani (Vale do Sol).

A professora Selma Fareli, da EE Professora Ana Herondina S. Shyshof (Vista Verde), também aprovou o tema, enfatizando que deverá fazer novos contatos com o Museu do Folclore para desenvolver outras atividades. 

“O encontro com os professores foi muito positivo, pois além de podermos esclarecer e tirar dúvidas sobre o tema, foi possível mostrar como as atividades serão desenvolvidas”, ressaltou Francine Maia, gestora do Museu do Folclore.

O Mês do Folclore é realizado anualmente pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), por meio do Museu do Folclore de São José dos Campos, com gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).