Memorialista comanda Contação de Histórias Folclóricas em Eugênio de Melo
22/08/2016

A Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela vai realizar nesta terça-feira (23), a partir das 15h, uma tarde de Contação de Estórias Folclóricas, comandada pela memorialista Madalena Gil. O evento é aberto ao público e gratuito.

Madalena Gil já foi gestora da Casa de Cultura e reúne um importante acervo documental sobre a história do distrito de Eugênio de Melo, local em que constituiu sua família e eternizou suas raízes.

Autora do livro ‘Eugênio de Melo – Sua gente e Sua hi(e)stória’, a memorialista também é dona da exposição ‘Vitrine Viva’, que retrata a história do distrito de Eugênio de Melo, por meio de objetos, documentos e fotos coletados por ela.

Aniversário do Distrito

Nesta semana, o distrito Eugênio de Melo, na zona leste de São José dos Campos, comemora 139 anos no último fim de semana de agosto. A festa terá shows com a Banda Popular do Vale, as duplas Jannio e Juann e Paulo e Rafa, a entrega da obra de revitalização da estação de trem, entre tantas outras atividades.

O distrito de Eugênio de Melo surgiu no século XIX como “Vila de Nossa Senhora dos Cafezais”. No ano de 1877, foi construída a Estação Ferroviária. A vila passou a ser um distrito em 31 de Agosto de 1934.

Centenário de Ernesto Villela

Além do aniversário, Eugênio de Melo será palco para a comemoração do centenário de Ernesto Villela, patrono da Casa de Cultura Rancho do Tropeiro (Rua Ambrósio Molina, 184), que promove nesta quarta-feira (24), a partir das 19h, uma programação especial pela data.

O evento terá uma missa sertaneja, com a participação do coral do Alto da Ponte, homenagem do músico Beto Quadros e das filhas Alzira e Neia, que vão tocar berrante e declamar calangos, mistura de música com versos e palmas, típico das zonas rurais mineira e fluminense, mas também encontrado em São Paulo.

Ernesto Villela nasceu em São José dos Campos em 24 de agosto de 1916. Além de se dedicar ao trabalho rural, foi poeta tropeiro, contador de histórias e mestre de calango. Em 2014, foi premiado como Mestre da Cultura Viva na categoria ‘in memoriam’.

A Casa de Cultura Rancho do Tropeiro foi instalada em 1993, mudando para o endereço atual em 1996. Em 2008, foi adicionado o nome de Ernesto Villela, em homenagem ao poeta.