Qualifica inicia turmas de Excel avançado e informática
24/08/2016
Qualifica inicia turmas de Excel avançado e informática
Com 80 horas de carga horária, o objetivo dos cursos da Qualifica é poder preparar todos os participantes para o mercado de trabalho Foto: Alessandra Jorge / PMSJC

O Programa Qualifica da Prefeitura de São José dos Campos iniciou esta semana duas turmas nos cursos de informática básica e Excel avançado. Cada turma tem 40 alunos, previamente matriculados. Com 80 horas de carga horária, o objetivo dos cursos é preparar os participantes para o mercado de trabalho

Caso da moradora do Altos de Santana, Juliana Paula Campos, que foi selecionada após avaliação específica para o curso Excel avançado. “Fiquei sabendo do curso por um amigo. Estou aqui para aprender sobre o programa e buscar uma oportunidade de emprego. É muito interessante e necessário esse investimento em qualificação.”

Para Rivelino José dos Santos, morador do São Judas Tadeu, o curso servirá como uma atualização. “Já fiz curso de informática, mas faz muito tempo e muita coisa mudou. Sempre que participo de entrevistas é pedido conhecimento em Excel e informática. Estou aproveitando a oportunidade de aprender pelo Qualifica, de forma gratuita.”

Para o Secretário de Relações do Trabalho, a qualificação em cursos na área de informática, desde o básico até programas específicos como AutoCad Avançado e Excel, está entre as principais exigências do mercado.

“Dentro do Programa Qualifica procuramos oferecer uma variada opção de cursos, que são determinados tanto pelos empregadores e trabalhadores que nos procuraram, como também por sugestões da Comissão Municipal do Emprego. Nossa intenção é qualificar de forma rápida e com qualidade, ajudando no retorno ao mercado de trabalho, seja em um próprio negócio ou com carteira assinada”, disse o secretário.

Qualifica São José

Em 2016, foram ofertados 42 cursos, com 1.117 vagas. Também foram oferecidas 600 vagas em palestras sobre como elaborar um currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de emprego, além de dicas de como ser um profissional competente.

O programa realizou ainda nove treinamentos na área de hidráulica, com 840 vagas disponibilizadas e 18 oficinas de artesanato, com 540 vagas. Para saber mais sobre o programa acesse www.sjc.sp.gov.br/qualifica. Mais informações na Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175 – Centro) ou pelo telefone (12) 3923-5770.