Jardins do Parque da Cidade recebem composto orgânico para conservação
24/08/2016

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O composto orgânico produzido no Centro de Compostagem do Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana) está sendo aplicado na conservação dos jardins e áreas verdes da unidade. O produto, gerado desde o início das operações do Centro em abril, está sendo utilizado para a adubação dos jardins no em torno da Residência Olivo Gomes.

O trabalho é realizado por uma equipe operacional e tem como principal objetivo promover a reciclagem dos resíduos orgânicos, deixando de enviá-los para o Aterro Sanitário municipal e minimizando seus impactos ambientais.

A compostagem consiste em um processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, gerando o adubo orgânico - material rico em nutrientes que auxilia na conservação de hortas e jardins.

Resíduos como restos de comida, verduras e hortaliças, cascas de frutas, cascas de ovos, filtro e borra de café, restos de carne, saquinhos de chá, papel toalha e guardanapos usados são separados e tratados por este processo. O material orgânico é misturado de forma homogênea com material seco (folhas secas e serragem), antes de ser confinado na composteira, para que a decomposição ocorra sem gerar cheiro ou líquidos.

O Centro de Compostagem está trabalhando, inicialmente, com os resíduos produzidos no “Satu’s - Restaurante e Lanchonete”, localizado nas dependências da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), que atende em média 200 servidores e produz 120 litros de lixo orgânico por dia.

Os resíduos orgânicos são armazenados em dez composteiras hermeticamente fechadas, com capacidade de 250 litros cada, e passam pelo processo de decomposição por aproximadamente 30 dias. Por mês estima-se que sejam compostados 2.500 litros de resíduos, o equivalente a 1,2 toneladas.

A iniciativa conta com o envolvimento de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea) e de servidores da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), que realizam o manejo dos resíduos.

O espaço também serve para promover a educação ambiental e a capacitação de grupos que participam das oficinas de Hortas e Compostagem, realizadas pela Semea.

Plano Municipal de Resíduos

A técnica da compostagem integra as estratégias da política municipal de resíduos sólidos, consolidada pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Decreto 16.762 de 10 de dezembro de 2015).

Uma das principais diretrizes do Plano Municipal de Gestão Integrada Resíduos Sólidos é promover a retenção e o tratamento de resíduos na fonte geradora, diminuindo consideravelmente a quantidade de lixo domiciliar aterrado na cidade, que hoje gira em torno de 600 toneladas por dia.

Pelo menos 51% do lixo gerado em uma residência é composto por material orgânico. Até 2034, a meta é de que 33% dos resíduos sejam tratados nos próprios domicílios com a utilização da técnica de compostagem.

O programa de compostagem já foi implantado na Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Municipais, Parque da Cidade, Parque Vicentina Aranha, Escola Municipal Professora Mercedes Rachid Edwards, em São Francisco Xavier, e está sendo levado como projeto piloto para 12 UBS’s. Entidades como a Obra Social Célio Lemos, condomínio residenciais e alguns moradores também já aderiram voluntariamente ao projeto.