Segundo módulo de Empregabilidade enfoca a importância do networking
24/08/2016
Segundo módulo de Empregabilidade
Com 26 participantes, a aula focou a importância do networking, capacidade das pessoas se relacionarem em rede e não só sociais Foto: Alessandra Jorge / PMSJC

Secretaria de Relações do Trabalho

O Programa Qualifica da Prefeitura de São José dos Campos realizou nessa terça-feira (23) o segundo módulo do curso “Empregabilidade – Como estar preparado para as exigências do mercado de trabalho”, promovido em parceria com Hospital Municipal (HM) Dr. José de Carvalho Florence.

Com 26 participantes, a aula enfocou a importância do networking, a capacidade das pessoas se relacionarem em rede e não apenas nas sociais. “Vocês já sabem que as redes sociais são ótimas ferramentas de networking, mas elas não são necessariamente as melhores. A melhor maneira de se construir uma rede de contatos sólida é conhecendo os seus colegas pessoalmente”, disse a analista de Gestão de Pessoas Sênior do HM, que ministrou o módulo.

Outra orientação importante para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho é qualidade dos contatos. “Não adianta ter um “milhão” de contatos profissionais se nenhum deles puder ajudar você com novos projetos ou mesmo com indicações. Estabeleça uma relação profissional, seja amigável e se apresente de forma correta”, explicou a analista.

Criar grupos com contatos que também estejam em busca de trabalho é uma alternativa, desde que todos concordem que a finalidade é exclusiva para o compartilhamento de vagas. “Ser otimista é o primeiro passo. Se você acreditar que ninguém ajuda ninguém, fica mais difícil. Comece compartilhando com outras pessoas as vagas que chegam a você, mas não lhe interessam. Se todos fizerem isso, o número de oportunidades que você tem acesso vai aumentar”, afirmou a palestrante.

Para a técnica em ciências contábeis Patrícia Ribeiro Machado as dicas do curso estão ajudando-a na busca por oportunidades de emprego. “Eu estou achando interessante. Pra gente que está procurando emprego, as dicas ajudam muito. Hoje gostei de aprender sobre networking, principalmente, como montar essa rede de contatos.”

Com duração de 16 horas, divididas em 4 módulos, a formação dará orientações sobre como o profissional, em busca de uma vaga no competitivo mercado de trabalho, deve agir para destacar suas qualidades técnicas e também seus valores pessoais.

No primeiro módulo realizado no dia 9 de agosto, os alunos aprenderam sobre a importância de equilibrar o CHA (Competência, Habilidade e Atitude), itens fundamentais para estar preparado para o mercado de trabalho.

Para o Secretário de Relações do Trabalho, o curso é uma importante oportunidade de qualificação. “Muitas pessoas que procuram o PAT não têm conhecimento destas ferramentas. A parceria com o Hospital Municipal vem nos ajudar a preparar melhor os munícipes para o mercado de trabalho.”

Qualifica São José

Em 2016, foram ofertados 42 cursos, com 1117 vagas. Também foram oferecidas 600 vagas em palestras sobre como elaborar um currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de emprego, além de dicas de como ser um profissional competente.

O programa também realizou nove treinamentos na área de hidráulica, com 840 vagas disponibilizadas e 18 oficinas de artesanato com 540 vagas. Para saber mais sobre o programa acesse www.sjc.sp.gov.br/qualifica. Mais informações na Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175 – Centro) ou pelo telefone (12) 3923-5770.