Procon Municipal alerta sobre sites falsos para golpes virtuais
24/08/2016
Procon Municipal
Na última semana, o Procon Municipal de São José dos Campos registrou duas reclamações relacionadas a sites fraudulentos Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Tem sido divulgado, via redes sociais e e-mails, uma reprodução de sites conhecidos com anúncios de produtos para atrair consumidores internautas, fazendo-os acreditar que se trata de ofertas reais. A prática é chamada de phishing, uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais, como senhas e número de cartões de crédito.

Na última semana, o Procon Municipal de São José dos Campos registrou duas reclamações relacionadas a sites fraudulentos. A prática pode não ser uma novidade, o que ocorre são poucos registros de reclamações em órgãos de defesa do consumidor.

O Procon Estadual possui uma lista com o nome de 522 empresas virtuais reclamadas no órgão que foram notificadas, não responderam ou não foram encontradas. “O registro de reclamação por parte do consumidor ajudará a identificar sites que aplicam esse tipo de golpe, e que podem integrar este rol”, disse a coordenadora do Procon Municipal.

Os sites falsos são bem parecidos com as páginas originais de determinadas empresas. Mas o consumidor deve ficar atento, pois uma das principais diferenças é o endereço eletrônico da empresa na barra do navegador, com outro nome quando o link sugerido é acessado.

Outro aspecto que pode diferenciar é quando a forma de pagamento aceita pelo site for apenas por meio de boleto à vista ou débito de conta, assim como preços muito baixos de produtos, especialmente os de grande procura. “Caso isso ocorra, desconfie. Não existem ofertas milagrosas na internet”, afirmou a coordenadora.

Para auxiliar o consumidor, o Procon Municipal elaborou uma lista com orientações de procedimentos simples para evitar que o consumidor seja vítima de fraude virtual. Para registro de queixas, a recomendação é procurar a sede do órgão na Rua Paulo Setúbal, 220, no centro de São José dos Campos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações 3909-1440 ou 151.

Orientações

- Preços: desconfie de ofertas vantajosas demais, com preços muito abaixo dos praticados no mercado.

- Dados obrigatórios: procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato, além do e-mail). Cheque se essas informações estão corretas e teste os canais de comunicação da loja antes da compra.

- Endereço: confirme se as páginas que exigem dados pessoais para a compra iniciam por https:// e se o cadeado está ativado (ícone amarelo numa extremidade da página).

- Referências: prefira fornecedores renomados ou recomendados por amigos ou familiares. Se não conhecer a empresa ou não tiver referências boas do site, não compre.

- Pagamento: não compre em sites nos quais as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta.

- Privacidade: leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.

- Documentos: imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.), inclusive e-mails de confirmação.

- Crime: em caso de estelionato, registrar um Boletim de Ocorrência. Procure também os órgãos de defesa do consumidor em caso de problemas.