Inscrições para oficinas do 31º Festivale estão abertas
25/08/2016

Secretaria de Governança

Os interessados em participar das oficinas e workshops do 31º Festivale podem se inscrever. Entre as atividades estão os preparativos para a performance “CEGOS”, oficina de bonecos com a Cia. Truks e máscaras teatrais, com Larissa Sá. As atividades serão desenvolvidas durante o festival de teatro, que será realizado de 2 a 11 de setembro, pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). A programação completa está no site da Fundação Cultural.

A oficina “Cegos” será desenvolvida pelo grupo Desvio Coletivo e pelo Laboratório de Práticas Performativas da USP, no Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana), na quinta (1º de setembro), das 19h às 22h, e na sexta-feira (2 de setembro), das 14h às 17h. A classificação indicativa é de 18 anos e as inscrições podem ser feitas pela internet.

Voltada para atores, dançarinos, artistas plásticos, performers, estudantes de artes em geral e pessoas da comunidade, a oficina terá base teórica seguida de vivência em ações performativas centradas no conceito coralidade. Os participantes vão integrar a intervenção urbana “Cegos”, uma das atrações do Festivale.

O Cine Santana (Avenida Rui Barbosa,2005 – Santana) vai receber a oficina “Trucks” durante a programação do Festivale. No sábado (3 de setembro), das 14h às 17h, a Cia Truks de Teatro vai apresentar um estudo das características específicas do teatro de animação e suas técnicas. São 30 vagas e a classificação indicativa é de 14 anos. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (12) 3942-1226.

Já nos dias 6, 8 e 9 de setembro, a artista Larissa Sá vai ensinar a confeccionar Máscaras Teatrais feitas de materiais recicláveis, inspiradas em etnias (indígena e africana). A ideia é instigar os diversos participantes a interagir com as máscaras e despertar a importância da reciclagem do lixo por meio da arte. Larissa Sá desenvolve esse trabalho desde 2005 e é responsável pelo Teatro dell’Arte, em São José dos Campos.

A oficina ocorrerá em três diferentes Espaços Culturais e as inscrições devem ser feitas no local.

Programação da oficina

Dia 6 de setembro
Das 17h às 19h
Casa de Cultura Flávio Craveiro
Avenida Lênin, 200 – Dom Pedro I

Dia 8 de setembro
Das 19h às 21h
Casa de Cultura Chico Triste
Rua Milton Cruz, s/nº - Vila Tesouro

Dia 9 de setembro
Das 9h às 11h
Centro Cultural Clemente Gomes
Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana

O festival

O tema do Festivale deste ano é “Teatro e Democracia”. Surgido na Grécia Antiga, o teatro foi utilizado como instrumento para ajudar a formar o cidadão devido a sua força educativa. Até os tempos atuais, as artes cênicas ainda permanecem com esta função.

Esta edição é composta por mais de 30 espetáculos, entre convidados e selecionados por meio de edital, além dos fóruns, workshops, oficinas entre outras atividades. Tudo isso dividido entre os palcos do Teatro Municipal, do Cine Teatro Benedito Alves, do Cine Santana, do Museu Municipal de São José dos Campos, ruas, praças e tantos outros espaços do município, com a proposta de descentralização da programação.

José Celso Martinez Correa, Denise Fraga, Maria Alice Vergueiro, Lucinha Lins, Tania Alves, o dramaturgo Aimar Labaki são alguns dos profissionais das artes cênicas que participam desta edição.

O Festivale foi criado em 1984 e desde seu início preocupa-se em estabelecer um recorte da produção teatral mais significativa de cada período, oferecendo à cidade um rico panorama com as mais significativas produções do cenário nacional.