São José ganha programa para capacitação de MEI
25/08/2016

Os microempreendedores individuais (MEI) de São José dos Campos contarão a partir do próximo mês com uma série de cursos de capacitação gratuitos nas mais diversas áreas, em iniciativa fomentada pelo Sebrae-SP com o apoio do Centro Paula Souza, do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e da Prefeitura Municipal.

Ao todo, o programa Super MEI oferece 164 cursos em 18 diferentes segmentos como beleza, alimentação e construção civil. As pré-inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 0800 570 0800 ou no próprio escritório regional do Sebrae-SP em São José (Rua Humaitá, 227 – Centro).

Dentro do programa, o profissional vai seguir uma trilha com quatro etapas: formalização, que é feita na Sala do Empreendedor, no 4º andar do Paço Municipal; cursos de gestão envolvendo controle financeiro e vendas com duração de oito horas; formação técnica de 20 a 50 horas em instituições técnicas parceiras; e acesso ao mercado por meio de um aplicativo e um portal onde ele poderá oferecer seus produtos e serviços. Os cursos são oferecidos gratuitamente.

Na prática, o MEI poderá fazer um curso de sua área de interesse e, ao mesmo tempo, receber orientações do Sebrae-SP sobre gestão. Um profissional da área de beleza pode, por exemplo, fazer um curso de manicure e pedicure aprendendo novas técnicas e tendências, e pode se capacitar para administrar melhor as finanças de um salão. Os cursos vão oferecer certificados de conclusão.

“O Super MEI é um programa completo. Cuida de todas as etapas – a formalização, a capacitação técnica, a capacitação em gestão, o acesso ao crédito fácil e barato e ainda ajuda a fechar negócio. E tudo isso de graça. Uma grande oportunidade para quem já é empreendedor ou quer abrir uma empresa individual”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae-SP.

Formalização

O número de MEIs está em constante crescimento em São José dos Campos e no Estado de São Paulo, onde já existem mais de 1,6 milhão. Somente de janeiro a julho deste ano a Prefeitura Municipal formalizou 1.383 novos MEIs, um aumento de quase 20% com relação aos 1.163 registrados no mesmo período do ano passado.

“A Prefeitura trabalha para fomentar a formalização e a capacitação dos empreendedores, pois eles tornam o ambiente empresarial de São José dos Campos mais competitivo e geram mais empregos e renda para o município”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, citando a série de palestras gratuitas sobre o estatuto de MEI ministradas no Paço esse ano, em iniciativa conjunta da Prefeitura e do Sebrae-SP.

“Muitas pessoas querem abrir o próprio negócio, mas às vezes não sabem como fazer por falta de informação. Nessas palestras, elas podem tirar todas suas dúvidas com profissionais do Sebrae-SP e da Sala do Empreendedor e decidir se o MEI é o estatuto mais adequado para elas”, finalizou o secretário, ressaltando que a próxima palestra acontecerá no dia 14 de setembro.