Escola Sustentável é tema de formação com professores
25/08/2016

Cerca de 240 educadores de 47 escolas da rede municipal de Ensino Fundamental da Prefeitura participarão nesta sexta (26) e na quarta-feira (31), das 8h às 12h, e das 13h às 17h30, de uma formação sobre sustentabilidade no ambiente escolar. A capacitação será na sede da Secretaria de Meio Ambiente – Semea (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana, Parque da Cidade Roberto Burle Marx).

O cultivo de hortas comunitárias, a revitalização de nascentes, o desenvolvimento de trilhas ecológicas interpretativas, a A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) e a produção de composto a partir de resíduos orgânicos são alguns exemplos das práticas que serão discutidas no encontro e que podem ajudar a transformar a escola em um espaço sustentável.

Na sexta-feira (26), a capacitação contará com a participação de equipes de liderança de escolas municipais, como diretores e orientadores pedagógicos. Na quarta-feira (31), os assistentes de direção e os orientadores pedagógicos participarão da mesma formação.

O encontro contará com a apresentação do “Escola Sustentável” e dos demais projetos já desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo é estimular os professores a promoverem ações sustentáveis nas escolas, desenvolvendo nos alunos e nas equipes algumas atitudes de respeito com o meio ambiente.

“Nós já estamos desenvolvendo essa ação para transformar as escolas em ambientes sustentáveis, mas agora podemos fazer esse trabalho ficar mais intensificado e com mais noções de sustentabilidade, tendo a inclusão da A3P e da questão dos resíduos sólidos, além da implantação das composteiras”, destacou a coordenadora de ensino da Secretaria de Educação.

Segundo ela, o trabalho intersecretarias permitirá ter um olhar ampliado sobre o que é de fato uma escola sustentável. “Isso vai muito além de realizar coleta seletiva ou a compostagem. Nós, em conjunto com os gestores, vamos inovando e ampliando tudo isso. Estas práticas são também um caminho para desenvolver a cultura da paz na escola”, completou.

As atividades serão conduzidas pelos educadores ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, além de estagiários da área.

“Entendemos que é uma grande oportunidade de alinhar ações de educação ambiental da Semea com as escolas de Ensino Fundamental. Criar esses espaços educadores sustentáveis nas escolas parece simples na teoria, mas na prática não é, por isso, temos que caminhar junto para alcançar este objetivo. O espaço escolar por si só tem que ser esse exemplo de sustentabilidade. Isso tem que acontecer em todas as escolas”, destacou.