Trecho da Madre Teresa com Luiz Jacinto será recapeado neste sábado
26/08/2016

As obras de modernização e requalificação do Novo Centro avançam neste fim de semana para etapa de recapeamento entre a Avenida Madre Teresa e Rua Luiz Jacinto. A chamada “curva do S” já está com obras para alargamento e a partir deste sábado (27) começa a ser preparada para receber uma nova camada de asfalto.

Após o recapeamento, terão continuidade os trabalhos para a implantação de faixa para ciclistas na Luiz Jacinto, que permitirá a ligação por bicicleta da região norte, passando pela orla do Banhado, até a ciclovia da Nove de Julho e da Avenida Borba Gato, possibilitando a ligação com a região oeste.

Para a realização dos trabalhos no fim de semana, serão necessários ajustes no trânsito. A partir deste sábado até segunda-feira (29) o tráfego na “curva do S” será realizado em faixa única. Agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas.

Também haverá mudanças no transporte público. O ponto de ônibus que fica na altura no número 565 será realocado para o número 519, próximo ao Edifício São Marco. Fiscais do transporte público estarão acompanhando a operação nestas datas.

Novo Centro

Na região da Avenida São José e Madre Tereza já foram instalados decks para tornar ainda mais atrativa a contemplação da Orla do Banhado, um dos principais cartões postais da cidade. A área está recebendo ainda ampla calçada com ciclovia, academia ao ar livre, quiosques e uma área segura de passeio.

A Rua Rui Dória, paralela à Avenida São José, conta com passeios mais largos, novo asfalto, paisagismo e novo sistema de iluminação. A conexão com a Rua XV de Novembro também recebeu obras para oferecer mais conforto e um espaço de convivência aos pedestres.

Na Travessa João Dias, foi implantado novo piso, mobiliário, como bancos e lixeiras, e novo projeto ornamental. Em frente ao Benedito Alves foi construído um chafariz de piso, com jogos de água e luz. O espaço vai funcionar como um bulevar.

Também estão em andamento as obras na Praça da Matriz, um importante eixo que conecta a Avenida São José, o Terminal Central, o Mercado Municipal e o Calçadão. Ela está sendo reurbanizada com novo paisagismo, troca e nivelamento do piso e implantação de novos equipamentos como bancos, bicicletários e lixeiras. O chafariz da praça também será recuperado.

Na Nove de Julho, as obras foram planejadas para atender com maior conforto e segurança motoristas, pedestres e ciclistas que transitam pelo local. São três faixas de rolamento e uma ciclovia de 2,80 metros de largura, que se conectará as ciclovias e ciclofaixas da Avenida Anchieta, Borba Gato e Avenida São José.

O projeto Novo Centro foi desenvolvido alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana, que estimula o uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados.