Grupos de corrida e caminhada movimentam academias ao ar livre
26/08/2016
Grupos de corrida e caminhada
Sob a orientação dos professores das academias, os encontros ocorrem em diversas unidades, no período da manhã e noite Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

As atividades nas academias ao livre em São José dos Campos têm ganhado adeptos todos os dias. Com um número cada vez maior de frequentadores, a procura por treinamentos específicos também aumentou. É o caso dos grupos de corridas. Já são mais de dez espalhados pela cidade.

Sob a orientação dos professores de educação física das academias ao ar livre, os encontros ocorrem em diversas unidades, no período da manhã ou à noite. Um dos maiores é o do Poliesportivo Jardim Cerejeiras, na região leste, com cerca de 40 pessoas.

Outras locais - como o Estádio Martins Pereira, Parque Vicentina Aranha e Centro da Juventude - são pontos onde os grupos de corrida estão presentes. Os corredores e caminhantes também treinam nos bairros Alto da Ponte (norte), Vila Letônia (centro), Aquarius (oeste), Putim (sudeste), Parque Industrial e Jardim Satélite, ambos na região sul.

De acordo com o coordenador das academias ao ar livre, a iniciativa surgiu por uma necessidade identificada pelos professores. “Foi o resultado encontrado quando pessoas de diversas idades começaram a formar grupos para fazer alongamento, e o treinamento para corridas surgiu naturalmente.”

No Centro da Juventude, a ideia foi colocada em prática inicialmente com a adesão de algumas mulheres que frequentavam o local. “O número de participantes aumentou com o tempo à medida que mais pessoas souberam do treinamento”, conta o professor Felipe Mariano, coordenador do grupo.

Para iniciar a atividade, é importante fazer uma avaliação física e começar o exercício com um alongamento. Quem estiver interessado pode procurar o profissional da academia ao ar livre mais próxima de casa.

São José dos Campos tem 143 unidades distribuídas por todas as regiões, das quais 4 são exclusivas para crianças. O mapa está na página www.sjc.sp.gov.br/academias.