LEDI oferece curso de criação de jogos para alunos da rede municipal
26/08/2016

O Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) Professor Eduardo Augusto Fernandes oferece a partir desta segunda-feira (29) o curso de ‘Criação de Jogos’ para os alunos do 6° ao 9° da rede municipal. Para a compreensão total do aluno, serão ministradas oito aulas, em duas etapas, na questão de lógica de programação e desenvolvimento do jogo. O estudante interessado deve procurar a secretaria da sua escola para se inscrever.

O programa que será utilizado para desenvolver o curso é o Construct2, um editor de jogos 2D baseado em HTML5 (Hypertext Markup Language, versão 5), desenvolvido pela Scirra Ltda. É destinado primeiramente para não-programadores, permitindo a criação rápida de jogos, por meio do estilo drag-and-drop (arrastar e largar), usando um editor visual e um sistema de lógica baseada em comportamento e eventos.

O objetivo do curso é fazer o aluno desenvolver o pensamento lógico para solução de problemas e ser capaz de criar pequenos jogos utilizando a game engine Construct2. No decorrer do processo, o aluno deverá desenvolver também sua capacidade criativa utilizando os recursos da ferramenta para criar suas próprias aplicações.

O curso será realizado em duas etapas com 10 horas de duração cada uma, sendo a primeira focada na lógica de programação e apresentação dos principais recursos da ferramenta e a segunda totalmente voltada para a criação de um jogo no modelo Endless Runner, no qual cada aluno definirá seu próprio material (personagem, cenários, inimigos, etc).

O Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) Professor Eduardo Augusto Fernandes fica na Rua Tsunessaburo Makiguti,157, Floradas São José, região sul.

Oficina itinerante de programação

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Mariana Teixeira Cornélio, zona norte da cidade, participaram nessa quinta-feira (25) da 1ª Oficina de Programação realizada por estagiários e professores do LEDI e da unidade escolar.

Durante a oficina, os alunos aprenderam a linguagem de programação, uma atividade padronizada para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras usadas para definir um programa de computador, como estabelecer comandos, criar aplicativos funcionais para o dia a dia, além das possibilidades para criação de games.

“Essa iniciativa contribui para que o envolvimento dos alunos pelas mídias digitais aconteça de forma criativa e conectada, produzindo aprendizagem e grandes possibilidades para atuar no ambiente digital”, disse a coordenadora do programa Escola Interativa.

A participação efetiva fez com que os alunos descobrissem que a programação pode ser utilizada nas atividades do cotidiano. O aluno Diogo Henrique do Carmo, do 7° ano, afirmou que aprendeu a criar comandos. “Agora quero fazer um jogo para ajudar as crianças na escola.”
A próxima escola a receber a Oficina Itinerante de programação é a EMEF Professor Luiz Leite, no Galo Branco, na terça-feira (30), seguido da EMEF Professora Sonia Maria Pereira da Silva, no Parque Novo Horizonte, no dia 8 de setembro.