Soldados do Tiro de Guerra recebem instrução da Guarda Municipal
26/08/2016

Secretaria de Governança

A Guarda Civil Municipal (GCM) realizará neste sábado (27) instrução sobre Controle de Distúrbio Civil para os atiradores do Tiro de Guerra (TG) de São José dos Campos. O treinamento, que será na Vila Industrial (leste), começa às 6h e inclui técnicas e táticas operacionais para situações de conflito.

Ao todo, 94 atiradores participarão da instrução, inclusa na grade de formação dos soldados, que orienta o uso correto de escudos, capacetes e munições não letais. Eles estão sendo capacitados para atuar em manifestações públicas, de forma a manter a ordem e segurança das pessoas.

Os equipamentos utilizados no treinamento são de uso exclusivo da Guarda Civil Municipal, que disponibilizou três inspetores da GCM para ministrar a aula, com duração de três horas. O Tiro de Guerra é força reserva do Exército e pode ser convocado em casos de distúrbios e desastres.

Aniversário

O Tiro de Guerra de São José dos Campos, que completará 98 anos no próximo mês, é mantido por meio de um convênio com a Prefeitura Municipal que fornece instalações, residência aos militares, refeições e manutenção do prédio. Cabe ao Exército Brasileiro oferecer fardamento, munição, material bélico, instrutores, entre outros itens.