Fundhas realiza Assembleia do Conselho Infantojuvenil
26/08/2016

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) promove neste sábado (27), das 9h às 12h, a Assembleia do Conselho Infantojuvenil (CIJ) da Instituição. O encontro será na Unidade Fundhas Professor Jorge Luiz Alegre (Rua Antônio Saes, 485), região central de São José dos Campos.

Cerca de 30 adolescentes e integrantes do CIJ participarão do primeiro encontro deste semestre, no qual ocorrerá a posse oficial da nova Coordenadora, Janaína Priscila Ribeiro, de 16 anos, que representa a Unidade Parque Industrial da Fundhas.

O Conselho Infantojuvenil realiza mensalmente encontros entre os seus integrantes, por meio de assembleias ministradas pelos adolescentes, com o objetivo de compartilhar ideias e necessidades, além de promover o protagonismo por meio de dinâmicas e trocas de experiências.

A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 18 unidades distribuídas nas regiões da cidade.

O CIJ é formado por crianças e adolescentes, de 10 a 18 anos, que representam as Unidades da Fundhas e são eleitos pelo voto direto dos alunos da Instituição. Atualmente, são representados por 86 membros, entre titulares e suplentes.

Programa Cuidhar

Um grupo de 29 alunos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), recebeu nesta sexta-feira (26) a certificação de voluntários do Programa Cuidhar, da Fundhas, em cerimônia realizada no auditório do Cephas para os alunos do curso de técnico em enfermagem. Participaram do evento alunos, professores e profissionais administrativos da Instituição.

A entrega dos certificados foi em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, instituído no Brasil em 28 de agosto de 1985, para reconhecer e destacar pessoas que dedicam seu tempo, seu talento e seu trabalho com causas de interesse social para o bem da comunidade.

Durante o evento, além da entrega dos certificados, os alunos demonstraram por meio de gráficos e planilhas os trabalhos desenvolvidos no Programa Cuidhar.

Os estudantes de Enfermagem são responsáveis pelo Projeto “Prevenção Primária” do Programa, que consiste em coletar nas crianças e adolescentes da Fundhas dados antropométricos (altura, peso, idade, acuidade visual, pressão arterial). A meta é elaborar planilhas e gráficos que identificam e quantificam as necessidades e acompanhamento dos atendidos na área da saúde.

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos.