Guardas Civis Municipais recebem progressão de carreira
27/08/2016
Guardas Civis Municipais recebem progressão de carreira
Após formação, esses guardas estão capacitados para comandar inspetorias e exercer atividades de assessoria ao comando da corporação Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Um grupo de 13 Guardas Civis Municipais (GCM), da Prefeitura de São José dos Campos conquistou direito à progressão na carreira e passa a ocupar o cargo de Inspetores na corporação. O certificado foi entregue nesta sexta-feira (26), em uma cerimônia na 4ª Inspetoria da GCM, instalada no Parque da Cidade.

Após um mês em formação, esses guardas estão capacitados para comandar inspetorias – bases da GCM – e exercer atividades de assessoria ao comando da corporação, quanto à administração de pessoal, material, instrução, relações públicas, entre outras atribuições. Hoje, a corporação possui sete inspetorias e duas subinspetorias, nos distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo.

“Este estudo feito pelos GCMs abordou temas como segurança e administração pública, direitos humanos e liderança, temáticas que são indispensáveis no dia a dia de trabalho na corporação”, explicou o comandante da GCM, Alex Alexandre da Silva Santos, presente no evento.

Para o inspetor João Gomes dos Santos, que ocupava o cargo de Classe Distinta e recebeu a promoção, o curso foi enriquecedor. “Esta progressão era algo que esperávamos há muito tempo. Além disso, os instrutores foram excelentes e nos passaram grandes conhecimentos".

Os cargos de Classe Distinta, ocupados por esses 13 inspetores, foram preenchidos por guardas que já haviam passado por formação no primeiro semestre deste ano e aguardavam  progressão na carreira. Eles também estavam na cerimônia e foram certificados.

É o caso da GCM Classe Distinta Sandra Cristina de Oliveira. Na sua avaliação houve grande aproveitamento de toda a instrução. "Conseguimos rever algumas questões e também aprender coisas novas. As aulas práticas e teóricas foram ótimas, principalmente a questão das armas não letais”.

A realização de cursos para promoção interna atende determinação legal. A lei municipal complementar nº 578, aprovada em abril deste ano, alterou lei de 2008 e criou o novo plano de carreira Guarda Civil Municipal. Até o fim do ano estão previstos novos cursos para progressão de carreira na GCM.