Funcionários da Saúde e população participam de oficina de hortas urbanas
29/08/2016

Um grupo de funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de moradores de São José dos Campos participa de uma oficina do Programa Hortas Urbanas e do Programa Compostar e Plantar. A capacitação será nesta terça-feira (30), das 9h às 11h30, na Casa da Ilha, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana.

A oficina tem o objetivo de contribuir com a implantação de um projeto de hortas comunitárias e compostagem de resíduos orgânicos nas Unidades Básicas de Saúde, incentivando a consciência ambiental e a alimentação saudável.

O “Programa Hortas Urbanas” traz noções básicas para o cultivo de hortaliças, ervas e temperos em pequenos espaços, promovendo o resgate do contato com a terra e estimulando a alimentação saudável, livre de agrotóxicos. Durante a oficina, os participantes receberão orientações sobre os benefícios de cultivar hortas domésticas e de ser produzir o próprio alimento.

A atividade também contempla o “Programa Compostar o Plantar”, que faz parte da Política Municipal de Resíduos Sólidos, orientando como adotar a compostagem de resíduos orgânicos para produção de adubo rico em nutrientes, que poderá servir na conservação das hortas.

A parceria com a Secretaria de Saúde vai aproveitar o quintal das UBS, com terreno disponível para plantio, e criar hortas comunitárias, além de adotar a geração de adubo orgânico, a partir da utilização dos resíduos gerados na própria unidade.

Desde maio deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente já recebeu a visita de grupos de funcionários e munícipes de 12 UBSs para participar da oficina de hortas e construção de composteiras. Para a implantação desse projeto, foram escolhidas, inicialmente, as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Altos de Santana, Putim, Campos de São José, São Francisco Xavier, Interlagos, Jardim São José II, Eugênio de Melo, Limoeiro, Paraíso do Sol, Majestic, Santa Hermínia e Dom Pedro.

Plano de Resíduos

A técnica da compostagem integra as estratégias da política municipal de resíduos sólidos, consolidada pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Decreto 16.762 de 10 de dezembro de 2015).

Uma das principais diretrizes do Plano Municipal de Gestão Integrada Resíduos Sólidos é promover a retenção e o tratamento de resíduos na fonte geradora, diminuindo consideravelmente a quantidade de lixo domiciliar aterrado na cidade, que hoje gira em torno de 600 toneladas por dia.

Pelo menos 51% do lixo gerado em uma residência é composto por material orgânico. Até 2034, a meta é de que 33% dos resíduos sejam tratados nos próprios domicílios com a utilização da técnica de compostagem.

O programa de compostagem já foi implantado na Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Municipais, Parque da Cidade, Parque Vicentina Aranha, Escola Municipal Professora Mercedes Rachid Edwards, em São Francisco Xavier. Entidades da sociedade civil como a Obra Social Célio Lemos, Instituto Acel, condomínios residenciais e alguns moradores também já aderiram voluntariamente ao projeto.