Moradores podem solicitar limpeza de pichação pelo 156
29/08/2016
Anti Pichação
As solicitações de reparo podem ser feitas pelo telefone 156 e serão repassadas para o programa Antipichação Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A população pode contribuir com a Prefeitura na limpeza de pichações, em qualquer região da cidade. As solicitações de reparo podem ser feitas pelo telefone 156 e serão repassadas para o programa Antipichação, da Secretaria de Defesa do Cidadão.

Esta semana, a equipe do programa estará nos bairros Jardim Imperial e Bosque dos Ypês (sul), Altos de Santana e Jardim Telespark (norte), Jardim Mariana e Pousada do Vale (leste), Jardim Esplanada (centro) e Urbanova (oeste). As ações terão início às 7h e vão cobrir pichações em imóveis particulares e áreas públicas, identificadas após acionamento via 156 e por meio de vistorias.

“A participação popular é fundamental, apesar da inspeção constante. Além disso, em alguns pontos, mesmo com a limpeza, os pichadores retornam”, disse o engenheiro Guilherme Salgado, que atua no programa. Em casos recorrentes, a situação é repassada para a Guarda Civil Municipal.

Em 2015, foram registrados pela Prefeitura 85 chamados para o programa Antipichação. Foram pintados 118 mil m2 entre muros e fachadas, o equivalente a cerca de 18 campos oficiais de futebol.

Nos seis primeiros meses deste ano foram 39 registros de acionamento, equivalente a 32 mil m2. A tendência de redução reflete o trabalho preventivo no combate e limpeza das pichações realizado pela Secretaria de Defesa do Cidadão.

O programa dispõe de uma equipe especializada e materiais como rolo de pintura, pincel, lona plástica, além de veículos, entre eles um caminhão cesto, para pinturas em fachadas de até 9 metros de altura.

Denúncias

Além de acionar o programa para cobrir pichações pelo 156, os moradores também podem denunciar flagrantes de pichação pelo telefone 153. Outra ferramenta é o aplicativo Cidade Limpa, que pode ser baixado em celulares com sistema operacional Android, e faz registro de fotos e vídeos. O aplicativo também pode ser utilizado para denúncias de descarte de lixo e entulho.

Associado ao patrulhamento da GCM, para coibir e flagrar pichações, existe ainda o monitoramento pelas câmeras do Centro de Operações Integradas (COI). Quem for flagrado cometendo pichação pode responder criminalmente pelo ato, conforme a lei federal 9.605, de 1998.