Avenidas São José e Madre Tereza passam por obras no asfalto
29/08/2016
Avenidas São José e Madre Tereza passam por obras no asfalto
As melhorias na pavimentação visam garantir mais segurança a motoristas e pedestres que circulam pela região central de São José Foto: Antonio Basílio/PMSJC

As avenidas São José e Madre Tereza, na Orla do Banhado, começaram a receber nesta segunda-feira (29) obras para recuperação do asfalto. Os serviços integram o projeto Novo Centro, que está promovendo a modernização e requalificação da região central da cidade.

As melhorias na pavimentação visam garantir mais segurança a motoristas e pedestres que circulam pela região central de São José. Nos próximos dias, os serviços também serão executados na Rua Luiz Jacinto, a partir da Rua Francisco Berling Macedo até altura do Tênis Clube.

Durante o fim de semana, a Prefeitura aplicou uma nova camada de asfalto na conexão entre a Avenida Madre Tereza e Rua Luiz Jacinto, a chamada “curva do S”. A pista continua com três faixas de rolamento e espaço para ciclovia da orla do Banhado, que após sua conclusão irá se interligar com as ciclovias da Avenida Nove de Julho e Borba Gato.

Trânsito

Para a realização dos trabalhos nas avenidas São José e Madre Tereza serão necessários ajustes no trânsito. A circulação de veículos nas vias ocorrerá em duas faixas nesse período de obras. Agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas.

Os condutores que preferirem evitar a área durante o período de obras devem utilizar outras vias para acessar a região central, a partir da Avenida Sebastião Gualberto seguindo pela Avenida Mário Galvão.

A previsão é que o tráfego seja liberado ainda nesta segunda-feira, normalizando o trânsito na região central.

Novo Centro

Na região da Avenida São José e Madre Tereza já foram instalados decks para tornar ainda mais atrativa a contemplação da Orla do Banhado, um dos principais cartões postais da cidade. A área está recebendo ainda ampla calçada com ciclovia, academia ao ar livre, quiosques, iluminação com LED e uma área segura de passeio.

A Rua Rui Dória, paralela à Avenida São José, já conta com passeios mais largos, novo asfalto, paisagismo e novo sistema de iluminação. A conexão com a Rua XV de Novembro também recebeu obras para oferecer mais conforto e um espaço de convivência aos pedestres.

Na Travessa João Dias foi implantado novo piso, mobiliário, como bancos e lixeiras, e novo projeto ornamental. Em frente ao Teatro Benedito Alves foi construído um chafariz de piso, com jogos de água e luz. O espaço vai funcionar como um bulevar.

Também estão em andamento as obras na Praça da Matriz, um importante eixo que conecta a Avenida São José, o Terminal Central, o Mercado Municipal e o Calçadão. Ela está sendo reurbanizada com novo paisagismo, troca e nivelamento do piso e implantação de novos equipamentos como bancos, bicicletários e lixeiras. O chafariz da praça também será recuperado.

Na Nove de Julho, as obras foram planejadas para atender com maior conforto e segurança motoristas, pedestres e ciclistas que transitam pelo local. São três faixas de rolamento e uma ciclovia de 2,80 metros de largura, que se conectará as ciclovias da Borba Gato da orla do Banhado.

O projeto Novo Centro foi desenvolvido alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana, que estimula o uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados.