Mulheres atendidas no CRAS expõem trabalhos de artesanato
29/08/2016

Secretaria de Governança

Um grupo de 189 mulheres atendidas nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, vai expor seus trabalhos em artesanato nesta quarta-feira (31), no Sesc de São José dos Campos (Avenida Adhemar de Barros, 999, Jardim São Dimas). Elas participaram do projeto Valorização Social, oferecido em parceria com o Sesc, que tem o objetivo de desenvolver oficinas de artesanato com foco na geração de renda.

O projeto, totalmente gratuito, foi realizado durante todo o primeiro semestre nas unidades de CRAS localizadas nos bairros Dom Pedro, Bosque, Parque Santa Rita e Interlagos. Algumas atividades ocorreram no Sesc.

Os diálogos com o Sesc iniciaram em janeiro, na perspectiva de oferecer a essas famílias formas estratégicas de autonomia e geração de renda. As atividades reuniram 80 mulheres do CRAS Dom Pedro, 36 do CRAS Bosque, 50 do CRAS Parque Santa Rita e 23 do CRAS Interlagos.

Entre os meses de maço e abril, foram oferecidos dois encontros de curso de fuxico, além de uma palestra sobre negociação criativa. Em maio ocorreram duas oficinas em cada CRAS para confecção de peças em renda e no final do mês as mulheres foram novamente a um encontro geral no Sesc para participarem de uma palestra sobre introdução ao empreendedorismo.

A segunda etapa da parceria ocorreu nos meses de junho e julho, com a oferta em cada CRAS de duas oficinas de bijuterias, duas oficinas de bordado e duas oficinas de criação de objetos sustentáveis. No final da segunda etapa, nesta quarta (31), será realizada a exposição no Sesc com todo o material produzido pelas mulheres participantes das oficinas.