São José recebe encontro do movimento nacional dos catadores
30/08/2016

O seminário “Soluções da Reciclagem Popular – Coleta Seletiva e Gestão Compartilhada” será realizado em São José dos Campos nos próximos dias 2 e 3 de setembro, no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América). A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo telefone (12) 3931-9981.

O encontro reunirá catadores de materiais recicláveis, representantes do poder público e da população do Vale do Paraíba para discutir a implementação da coleta seletiva e gestão compartilhada dos resíduos, sob a ótica da Reciclagem Popular. A estimativa é que cerca de 200 pessoas participem do evento.

O seminário terá uma carga horária de 18 horas. No primeiro dia, haverá apresentações sobre a “Situação atual das cooperativas de São José dos Campos e do Vale”, realizada pela Cata Vale; “Panorama Político e Econômico dos Catadores”, pelo Movimento Nacional dos Catadores; “Diagnóstico do Território e a contribuição da Universidade no trabalho dos Catadores”, pela Unesp.

A Prefeitura de São José dos Campos conduz uma das apresentações do Seminário, sobre a Relação dos catadores com o poder público no âmbito do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

O plano, oficializado pelo Decreto Municipal 16.762/2015, preconiza a gestão ambientalmente responsável dos resíduos gerados no município, por meio de um conjunto de diretrizes e metas pactuadas com os diversos segmentos da sociedade, alinhando-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O estímulo à organização e inclusão dos catadores de materiais recicláveis e das cooperativas é um dos programas de ação definidos no Plano Municipal, visando formalização de uma cadeia de reciclagem de embalagens.

O segundo dia será para discussões sobre reivindicações do setor e acordos coletivos, debate sobre a Nova Lei do Cooperativismo, pela Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados (Fetrabras) e apresentação de Linhas de apoio e Fomento às Cooperativas de Catadores, pelo Banco do Brasil.

O evento é promovido pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Rede Cata Sampa, por meio do Projeto Cata Rua e Rede Catavale (Cooperativa de Reciclagem de Materiais São Vicente), em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, Banco do Brasil, Unesp (Universidade Estadual Paulista), Ministério do Trabalho e Governo Federal.

Dia 2 de setembro
9h às 10h

10h às 11h
Apresentação de Diagnóstico: Rede Cata Vale

Panorama da situação atual das cooperativas de São José dos Campos e do Vale ¿ Ângela Gonzaga - Presidente da Rede Cata Vale.
Apresentação das Cooperativas filiadas à Rede Cata Vale

11h às 12h30
Panorama Político e Econômico dos Catadores MNCR - Eduardo Ferreira de Paula e Roberto Laureano da Rocha

14h às 14h20
Dinâmica

14h30 às 15h
Apresentação Diagnóstico do Território, e a contribuição da Universidade no trabalho dos Catadores – Fabiana Firo UNESP

15h às 15h40 – Panorama da Situação da Relação dos Catadores com Poder público – PMGIRS de São José dos Campos ¿ Rubens Negrini - Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Campos

16h às 16h30
Esclarecimentos Gerais sobre o recolhimento do INSS - Willian Max

16h30 às 17h
Apresentação da proposta de trabalho de parceria com a OCESP - Organização das cooperativas do Estado de São Paulo.  - Paulo Palmeira

17h às 18 h
Encontro da Rede Cata Vale
Venda Coletiva
Construção carta aberta

Dia 3 de setembro
8h30 às 9h
Considerações da reunião do dia anterior: Reivindicações; Acordos coletivos.

9h às 10h
Prestação de Serviços (Contratação) - Carlos Oliveira – Consultor da Assessoria Saci

10h às 11h
A Nova Lei do Cooperativismo – Sandra Campos (Fetrabras)