Vigilância Sanitária fiscalizará venda do achocolatado Itambé
30/08/2016

Secretaria de Governança

A Vigilância Sanitária de São José dos Campos vai realizar nesta quarta-feira (31) uma vistoria em estabelecimentos comerciais da cidade, aleatoriamente, em busca de um lote específico do achocolatado Itambé. O objetivo é recolher o produto das prateleiras, atendendo a uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), publicada nessa segunda-feira (29).

Na resolução, a Anvisa explica que a interdição cautelar do lote M4 da bebida láctea Itambezinho, sabor chocolate, 200 ml, com validade até 21 de novembro de 2016, tem como objetivo evitar outros episódios de suspeita de envenenamento como ocorreu no Mato Grosso, onde uma criança teria morrido após ingerir o produto.

O caso, segundo a Anvisa, está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica), que apura as causas da morte. Nada foi confirmado até o momento. Inclusive, a suspeita de envenenamento provocado por terceiros também é avaliada.

A resolução vigorará por 90 dias e poderá ser suspensa caso não sejam confirmadas irregularidades. A Vigilância Sanitária alerta os consumidores para que fiquem atentos caso encontrem o produto nas prateleiras e, na dúvida sobre a identificação do lote, não compre o produto. “Pedimos aos consumidores que nos avisem pelo 156, caso encontrem a bebida à venda em estabelecimentos de São José dos Campos”, disse a técnica.